16 d March d 2011

O Ceará num grand slam

O tenista cearense Thiago Monteiro vem conseguindo significativos feitos na carreira. FOTO: GUSTAVO PELLIZZON

Thiago Monteiro vem numa curva ascendente na carreira e ratifica essa evolução com vaga para atuar em Roland Garros
Um feito histórico para o tênis do nosso Estado. O atleta Thiago Monteiro assegurou, no fim de semana passado, a classificação para a edição 2011 do charmoso torneio de Roland Garros.
Thiago garantiu presença na categoria juvenil do evento na capital francesa após conquistar o título de simples da categoria 18 anos do Asunción Bowl - Mundial ITF (International Tennis Federation), sábado passado, em quadras do Paraguai.                                                      A coroa do torneio na capital paraguaia ficou com o cearense após derrotar o compatriota Gabriel Vicentini Pereira na final do Asunción Bowl por 2 sets a 0, com as parciais de 7/5 e 6/2.
Ascensão
Antes de faturar o título de simples do Mundial do Paraguai, Thiago já fora campeão nas duplas do Mundial do Uruguai. Essas duas conquistas alavancaram o tenista cearense no ranking internacional da ITF.
Primeiro, ele passou do 88º para o 77º lugar. E com a vitória em Assunção avançou 43 posições, estando agora na 34ª posição da categoria 18 anos da ITF.
Essa meteórica ascensão do tenista cearense, agora pupilo do técnico Larri Passos, lhe deu o direito de participar da competição juvenil do Roland Garros.
Mas Thiago Monteiro não tem nem tempo para saborear esse triunfo. Nesta terça-feira ele já estreia na edição 2011 do Banana Bowl, também um tradicional torneio da categoria 18 anos, mas em Santa Catarina.
Adversário
A largada de Thiago no Banana Bowl será contra o tenista tcheco Marek Jaloviec, atualmente o número 55 do ranking da ITF. Aliás, há 30 anos um tenista brasileiro não ganha o título individual do Banana Bowl. E o cearense é uma das esperanças para quebrar esse jejum.