A Fundação Beto Studart

A Fundação Beto Studart  de Incentivo ao Talento, criada em 13 de Janeiro de 2004  é a manifestação do desejo de seu Instituidor, Jorge Alberto Vieira Studart Gomes - Beto Studart, com o apoio de sua esposa Ana Maria, de seus familiares e amigos,  com o propósito de apoiar crianças, adolescentes e jovens carentes,  potencialmente talentosos,  nas diversas áreas do conhecimento e das artes.

O Estatuto da Fundação foi oficializado em 25 de maio de 2004, após aprovação do Ministério Público, e registrado em Cartório e no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Em 05 de novembro de 2004, aconteceu a inauguração da sua sede com a presença da Diretoria, Conselheiros e Convidados.

Historicamente, Beto Studart sempre incentivou a prática da responsabilidade social e cultural em sua Empresa AGRIPEC Química e Farmacêutica S.A, apoiando projetos desenvolvidos por diversas instituições do Estado do Ceará.

O programa de relacionamento de sua Empresa desenvolvido com a sociedade, através do apoio a projetos culturais amparados pela Lei Rouanet, e outros projetos de cunho social, amparados ou não pelos demais dispositivos legais de incentivos fiscais, sociais e culturais sempre foi a tônica de sua administração, Beto Studart sempre entendeu que é seu dever contribuir para o desenvolvimento social sustentável, na perspectiva da diminuição das iniqüidades sociais.

A Fundação Beto Studart assumiu, então, a função de acompanhar, monitorar e avaliar os projetos apoiados pela AGRIPEC.  Era o início de uma parceria mais interativa, que se dava, no sentido de acompanhar e avaliar a efetividade e o impacto social dos projetos que eram financiados por ela.

Em 2007, aconteceu a venda da AGRIPEC. Este fato gerou dois grandes movimentos na Fundação: o aumento do investimento social privado, por parte de seu instituidor, para garantir o apoio aos projetos que anteriormente contavam com os benefícios das leis de incentivo fiscal e a transferência da sede da entidade, até então no município de Maracanaú para o Município de Fortaleza.

A partir de 2008, a Fundação, já instalada em Fortaleza, além de manter seus programas e projetos, ampliou seu portfólio de investimentos e conseguiu a adesão de outras empresas e instituições para o atendimento às demandas dos mais variados projetos, promovendo dessa forma  ações colaborativas e projetos coletivos na perspectiva de formação de rede.

"Acreditamos que a semente do bem plantada e regada com carinho e respeito ao ser humano é uma ação que desencadeia outras iguais numa conspiração do universo para o bem da humanidade" Beto Studart.