Fortalecimento de Parcerias e Formação de Redes "Fazendo o Bem Sempre – FBS"

Alianças Estratégicas é uma das 3 três Linhas de Ação da Fundação Beto Studart de Incentivo ao Talento, onde se busca agregar parceiros em ações que beneficiam as OSC's – Organizações da Sociedade Civil apoiadas pela Fundação a as comunidades onde se encontram inseridos seus beneficiários.

A ação teve como base as demandas recebidas e as informações dos relatórios de visitas no processo de monitoramento e avaliação dos projetos apoiados, resultados estes que sinalizaram fortalezas e debilidades relacionadas ao gerenciamento técnico e financeiro das instituições e da melhoria estrutural, os quais poderiam ser discutidos e aprofundados definindo-se alternativas de superação e fortalecimento a partir de uma intervenção planejada.

Somar esforços através de novas parcerias, tem se mostrado uma experiencia exitosa, otimizando o alcance dos seus objetivos.


ANO 2004

1 - Parceria com AGRIPEC – Química e Farmacêutica S\A: Acompanhar e Avaliar o desempenho e os resultados dos projetos financiados pela empresa, fazendo uso das Leis de Incentivos Fiscais.

2 - Parceria com ONG - PARTILHA Pesquisa e Ação e Disseminação de Tecnologia Social: construção do Planejamento Estratégico da Fundação Beto Studart de Incentivo ao Talento que culminou com a definição da Identidade, Missão, Visão, Valores e Objetivos da Fundação e na capacitação do corpo técnico, favorecendo dessa forma com todo o processo organizacional da Fundação.


ANO 2005

3 - Parceria com a Prefeitura Municipal de Maracanaú - Secretaria da Ação Social e Secretaria da Cultura do Município para viabilização da execução de projetos educacionais e culturais, dentre eles:

  • Incentivo a leitura: para incentivar a leitura a Fundação Beto Studart articulou-se com a Sociedade Amigas do Livro e obteve a doação de 1.500 títulos, contemplando o Centro de Convivência Social ABC Timbó, com uma biblioteca cujo acervo beneficia 450 alunos além de seus familiares e a comunidade interessada.

  • Aprendendo uma língua estrangeira: incentivando o aprendizado de uma língua estrangeira para obtenção de melhores resultados em concursos vestibulares, a Fundação passou a ofertar curso de espanhol,. O curso foi ofertado no Centro de Convivência Social ABC Timbó com a participação de 25 alunos.

  • Cultura através das tradições folclóricas: o folclore é um dos meios em que mais se resgata a cultura e a tradição de um povo. A Fundação Beto Studart apoiou juntamente com a AGRIPEC o evento “São João de Maracanaú” considerado um marco cultural para o município. O evento viabilizou a apresentação dos diversos grupos de quadrilhas do município a se apresentarem para o público local e da região metropolitana, incentivando o turismo, a geração de renda e o resgate das tradições.

4 - Parceria com a FACULDADE ATENEU, DIÁRIO DO NORDESTE, HEMOCE e FUJISAN

A Fundação viabilizou, através de financiamento, o desenvolvimento do “Projeto Reversão Social Através da Educação”, proposto e executado pela Faculdade Ateneu e o Jornal e Diário do Nordeste. O referido projeto teve como objetivos a oferta de cursos profissionalizantes nas mais diversas áreas para jovens e adultos advindos de famílias de baixa renda, o desenvolvimento de campanhas educativas – educação ambiental e estímulo à solidariedade - doação de sangue e doação de alimentos. O projeto guarda também em sua lógica o incentivo ao voluntariado social. As ações do Projeto, resultaram: Capacitando para o mercado de trabalho: oferta de 50 cursos de curta duração para capacitação de jovens e adultos para o mercado de trabalho; Jornal em sala de aula: viabilizou a distribuição de jornal para os alunos inscritos no curso possibilitando desta forma o acesso ás informações através da leitura de jornal. Campanha de Doação de Sangue: o projeto em parceria com o HEMOCE e FUJISAN realizou uma campanha de doação de sangue, envolvendo os familiares e alunos da Faculdade. O sangue coletado foi posto à disposição da rede pública. Campanha de Educação Ambiental: “blitz educativa” com os alunos para distribuição de material publicitário sobre a importância da preservação das praias. Campanha de Doação de Alimentos: para inscrição dos cursos ofertados os alunos contribuíam com dois kg de alimentos não perecíveis, que resultou na arrecadação de duas toneladas de alimentos as quais foram encaminhadas para os projetos sociais apoiados pela Fundação.

5 - Parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará – SECULT

A parceria da Fundação Beto Studart com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará – SECULT se deu através do financiamento do projeto “1ª Festa do Livro e Leitura de Aracati”, cujos objetivos foram: Promover a leitura e democratizar o acesso ao livro; Contribuir na formação cidadão e na inclusão social; Descentralizar as ações culturais do Ceará; Contribuir com a valorização do patrimônio material e imaterial e Participar da celebração dos 140 anos da 1ª. edição da obra Iracema de José de Alencar.


ANO 2006

6 - Parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR – CE

Foram contempladas as áreas de atuação: Meio Ambiente, Maciço de Baturité, Baixo e Médio Jaguaribe. A parceria beneficiou 7.261 professores e 145.949 alunos através do projeto AGRINHO é um programa educativo que visa contribuir para o processo de mudanças de atitudes nas crianças e nos jovens rurais do ensino público fundamental, e despertar neste segmento o interesse pelos temas meio ambiente, cidadania, saúde e educação.

7 - Parcerias com a Prefeitura Municipal de Maracanaú, a Construtora CMM – Engenharia Ltda e a Gerdau S.A.

Construção do Centro Paradesportivo Edivaldo Prado, no período de 2006 a 2007, em terreno doado pela Prefeitura Municipal de Maracanaú. A Construtora CMM– Engenharia Ltda executou a obra ofertando a mão de obra e a GUERDAU S.A. doou o material estrutural da obra.

A Fundação Beto Studart, mobilizou as parcerias, financiou parte das Obras, realizou o acompanhamento e supervisão dos serviços. A realização da Obra, permitiu que o Centro Paradesportivo atendesse 250 pessoas com deficiências entre crianças, adolescentes e adultos nas modalidades de natação e tênis de mesa.


ANO 2007

8 - Parceria com IPREDE, EDISCA, Grupo Edson de Queiroz através das Empresas ESMALTEC, CASCAJU e INDAIÁ.

A parceria foi desenvolvida em benefício Creche São Judas Tadeu, pertencente a União dos Moradores do Conjunto João Paulo II no bairro Jangurussu, OSC apoiada pela Fundação tendo como resultado:

  • Diagnóstico da situação sócio econômico das famílias beneficiadas;
  • Conhecimento do nível de saúde e nutrição das crianças assistidas;
  • Conhecimento do nível de desenvolvimento das crianças e principais questões familiares correlacionadas;
  • Realização de atendimento pediátrico e dispensação de medicamentos para solução dos problemas de saúde imediatos;
  • Doação de eletrodomésticos e sucos para creche;
  • Possibilitar às mães o acesso às informações relacionadas à promoção da saúde e prevenção das doenças e Possibilitar às crianças entretenimento através de recreação orientada.

9 - Parceria com EDISCA

Beneficiário: Creche São Judas Tadeu

Atendendo as necessidades educacionais da Creche, pertencente a União dos Moradores do Conjunto João Paulo II, do bairro Jangurussu, foram realizados:

  • Planejamento da rotina com as crianças;
  • Capacitação pedagógica das colaboradoras da Creche;
  • Construção da metodologia pedagógica.

10 - Parceria com EDISCA e FIC - Faculdade Integrada do Ceará

Beneficiário: Creche São Judas Tadeu - Elaboração do Projeto Arquitetônico para reforma da Creche, que envolveu os graduandos do Curso de Ambientação e Designer os quais apresentaram o projeto final no referido curso para certificação dos graduandos

11 - Parceria com FIC, Esmaltec, Naturágua, Granja José Deth, SM  Factory, FA7, Granja Aisa, Casas Freitas, Lojas Maia, Escolinha Meu Cantinho, Marcelo Fortuna – Arquiteto, Emanuel Barbosa Ary, Grupo Divas, Aderito Siqueira Praça, Gilberto Holanda e M. Dias Branco

Beneficiário: Creche São Judas Tadeu, que teve como resultados: a reforma e ampliação da sede, doação de Eletrodomésticos (geladeira Freezer, ventiladores, etc) além de doação de alimentos, móveis, equipamentos, material escolar, brinquedos entre outros.

12 - Parceria com IPREDE e as Empresas ESMALTEC, CASCAJU e INDAIÁ

Beneficiário: Creche N. Sra. de Fátima em Maracanaú.

A parceria resultou na avaliação médica dos beneficiários, doação de equipamentos e de alimentos. A ação teve repercussão na imprensa local conforme matéria publicada no Diário do Nordeste edição do dia 13 de Dezembro de 2007. A repercussão da Ação foi também matéria do Requerimento de nº 2346 da autoria do vereador Mário Hélio – PMN, o qual requereu ao Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza o registro da matéria nos Anais daquela Casa Legislativa, o que foi aprovado conforme ofício 2352/2007 DIEXP de 19 de dezembro de 2007, assinado pelo Vereador Luciram Girão Sales, encaminhado para a Vice Presidente da Fundação Beto Studart.

13 – Parceiros e beneficiários:

Associação Canoa Mulher, Lar Francisco de Assis, Fundação Raimundo Fagner, Associação Força Flor, Associação Beneficente do Alto Alegre, Associação Coqueiral, BCAD- Cia de Dança Jane Ruth, Associação N S de Fátima.

A parceria resultou na criação, por parte da Fundação Beto Studart, do Projeto Teia Solidária: Unindo Forças pelo Trabalho o qual fez parte do Programa Fazendo o Bem Sempre - FBS. Iniciativa que reuniu 8 OSC' formando uma teia, tendo como eixo de ação a descoberta e o desenvolvimento de talentos nas mais diversas formas de expressão, e o entrelaçamento desses talentos para um resultado coletivo no sentido de fortalecer a troca de saberes e experiências, a união de forças e a cooperação produtiva, aumentando a capacidade de enfrentamento dos problemas e dificuldades socioeconômicas. A experiência previa a realização de ações colaborativas e projetos coletivos entre as OSC’s apoiadas pela Fundação. Estas ações foram definidas a partir da contribuição para o cumprimento dos objetivos da Teia, os quais, necessariamente influenciariam as mudanças sociais.


ANO 2009

14 - Parceria com Conservatório de Música Alberto Nepomuceno e BSPAR IncorporaçõesLtda

Desenvolvimento do Projeto Cultivando Talentos–beneficiando25 adolescentes e jovens, cuja parceria foi iniciada em 25 de março de 2009 e permanece até os dias atuais;

Desenvolvimento do Projeto Canteiros beneficiando 19 crianças, filhos dos operários dos canteiros de obras da BSPAR, realizado no período de 2014 a 2018 ambos oferecendo cursos de música.


ANO 2012

15 - Parceria com DIAGRAMA CONSULTORIA ESTRATÉGICA

Beneficiários: Associação Canoa Mulher, Lar Francisco de Assis, Fundação Raimundo Fagner, Associação Força Flor, Associação Beneficente do Alto Alegre, Associação Coqueiral, BCAD- Cia de Dança Jane Ruth, Associação N S de Fátima.

A consultoria foi realizada pela consultora Adriana Bezerra do Carmo, para fortalecer nas OSC’S participantes da Associação Teia Solidária, apoiada pela Fundação. Foram temas da consultoria: Linguagem de Gestão; Gerenciamento da Rotina; Mercado; Atendimento; Gerenciamento de Melhorias e Liderança, totalizando 30 encontros, com carga horária total de 120 horas . Ao final foi construído o Planejamento Estratégico e Plano de Ação.


ANO 2016

16 - Parceria com o Governo do Estado do Ceará, Prefeitura Municipal de Fortaleza e Grupo C. Rolim Engenharia.

Beneficiário: Centro Comunitário São Vicente

Através desta parceria foi realizada a Reforma do Centro Comunitário São Vicente, a Construção da Creche, incluindo a doação de móveis e equipamentos;

O Centro Comunitário São Vicente atende ao público dos bairros Aldeota, Meireles, Dionísio Torres, São João do Tauape e Joaquim Távora e realiza, ainda: cursos profissionalizantes nas áreas de Informática; Pães, Pizzas e Folheados; e Customização de Peças Femininas.

Reforma e Ampliação do Centro Comunitário São Vicente de Paulo, fez parte do Programa Fazendo o Bem Sempre - FBS. Foi uma iniciativa que reuniu entidades públicas e privadas em prol de uma causa social em uma área de risco. A Fundação Beto Studart, atendendo a solicitação da Associação Comunitária São Vicente de Paulo e da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), firmou parceria com o Grupo C. Rolim Engenharia, para realização da reforma e ampliação das instalações físicas do Centro Comunitário São Vicente, no Conjunto São Vicente de Paulo, em Fortaleza.

A unidade realiza atividades de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além de orientar sobre o acesso a políticas públicas e garantia de direitos sociais além de manter três Grupos de Convivência para idosos, mulheres boleiras e famílias e realiza oficinas de Música e Capoeira.

Através da reforma e ampliação, a Unidade passou a oferecer, dentre outros, serviços de creche para as crianças da comunidade, permitindo que as mães pudessem trabalhar e exercer atividades de geração de renda.

17 - Parceria com BSPAR – Incorporações Ltda

Beneficiário: Fundo da Criança e do Adolescente do município de Fortaleza

Através da parceria foi estruturado e implantado o PROGRAMA DECLARAÇÃO DE AMOR, com o objetivo de estimulara doação de recursos oriundos de Pessoa Física, integrantes do quadro de pessoal da BSPAR fazendo uso das leis de incentivo fiscal.

18 - Parceria com GERDAU S.A e CIMENTO APODI

Beneficiário: Centro Paradesportivo Edivaldo Prado

Construção da nova piscina do Centro Paradesportivo Edivaldo Prado em substituição da piscina de fibra danificada pelo uso, permitindo o aumento do tamanho da piscina que era de 3,5 de largura para 6m e do comprimento de 8m para 12m.

A construção foi financiada pela Fundação com a doação de ferragens e cimento pelas parcerias.

Como resultado foi duplicado o número de beneficiários atendidos, cuja demanda estava reprimida por falta de capacidade estrutural.


ANO 2017

19 - Parceria com FIEC – Federação das Indústrias do Estado do Ceará

A parceria com a FIEC resultou na criação e editoração de um “Manual de Uso dos Incentivos Fiscais”, cujo lançamento transcorreu num evento público envolvendo Governo do Estado, Receita Federal, Empresários e representantes de OSC’s tendo como objetivo sensibilizar as partes sobre a importância da cultura de doação, fazendo uso das leis de Incentivos Fiscais.


ANO 2018

20 - Parceria com IBEF - Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças

A Fundação Beto Studart em parceria com o IBEF, realizou palestras de educação financeiraSaúde Financeira – para bolsistas e gestores dos projetos apoiados. As palestras foram ministradas por voluntários no auditório do Grupo BSPAR, empresa pertencente ao instituidor da Fundação.

21 - Parceria com A Editora Imeph

A EDITORA doou 300 livros infantis para Fundação Beto Studart os quais foram repassados para projetos apoiados pela Fundação e que atendem crianças, dentre elas: Associação N. Sra Rainha da Paz, Edisca, Associação Madre Paulina, Casa Ronaldo Pereira, Creche Amadeu Barros Leal, União dos Moradores do Conj João Paulo II (Creche São Judas Tadeu), Fundação Terra e Comunidade Católica Servos por Amor. Através das doações, foram beneficiadas 08 (oito) instituições com um público alvo total de 956 crianças.

22 - Parceria com o Grupo BSPAR Incorporações Ltda

Foram doados pela BSPAR, computadores para Bolsistas e Organizações Sociais apoiadas pela Fundação Beto Studart, sendo: 35 notebooks, 14 desktops e 12 monitores.

23 - Parceria com a OSC – Estação da Luz quando da realização do Teatro Transcendental

A Fundação Beto Studart, recebeu em doação 1.116 toneladas de alimentos, que foram distribuídas para 15 OSC’s sediadas em comunidades carentes.

24 - Parceria com o Grupo Mulheres do Brasil – Fortaleza

A parceria foi focada no apoio as atividades do “Curso Florescer” onde, dentre outros, foram capacitados 15 integrantes de 08 Associações apoiadas pela Fundação. O curso teve a duração de 9 meses.

Foram ministradas aulas teóricas e práticas objetivando oferecer capacitação e ferramentas para oportunizar o fortalecimento do Terceiro Setor com ações que gerem melhores resultados para superar os desafios que enfrentam no tocante a gestão e sustentabilidade financeira.


ANO 2019

25 - Parceria com a Clinica Visão e Ótica Aristófanes Canamary

A Ótica Visão, através do seu projeto “Visão Solidária”, que doa óculos de grau para crianças carentes, escolheu a Fundação Beto Studart para ser beneficiada com a doação de 28 óculos (armação e lentes). A Fundação articulou a parceria beneficiando crianças e jovens do Projeto Cultivando Talentos e da Associação Madre Paulina.

Foram atendidas 28 pessoas, dentre os quais 19 foram atendidos em consulta médica gratuita na Clínica Aristófanes Canamary.

Vídeos

10 anos do Projeto Faça do Deficiente um Atleta

Nossos Talentos

A Fundação Beto Studart tem o prazer de mostrar aquilo que faz. Conheça nossos álbuns de fotografias:

Entidades Apoiadas

A Fundação Beto Studart tem o prazer de mostrar aquilo que faz. Conheça nossos álbuns de fotografias:

Álbum de Fotos

A Fundação Beto Studart tem o prazer de mostrar aquilo que faz. Conheça nossos álbuns de fotografias: