26 d July d 2023

Título de Doutor Honória Causa da UFC para Beto Studart

O empresário Beto Studart, fundador da BSPAR e presidente da Fundação Beto Studart de Incentivo ao Talento foi homenageado, no dia 20 de julho, com a entrega do título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará (UFC). A honraria foi concedida durante sessão solene do Conselho Universitário (CONSUNI), na reitoria da universidade.

Presidida pelo reitor Cândido Albuquerque, a cerimônia contou com a participação de autoridades, intelectuais, docentes, lideranças empresariais, familiares e amigos.

Doutor Honoris Causa é o título honorífico atribuído a personalidades, de projeção nacional ou internacional, que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso das Ciências, das Letras ou Artes ou da Cultura em geral e aos que tenham beneficiado de forma excepcional à humanidade ou ao país.

Beto Studart foi agraciado com o título devido ao trabalho desenvolvido por ele quando presidiu a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Em sua gestão o empresário promoveu uma articulação aliando o setor produtivo, a academia e o poder público proporcionando, dessa forma, um grande avanço na promoção da ciência e da inovação do Ceará, gerando, por exemplo o Observatório da Indústria e o Projeto Rotas Estratégicas, que colaborou com o desenvolvimento do Ceará.

O Doutor Honoris Causa agradeceu à UFC por proporcionar esse “momento grandioso” em sua vida. “Costumo atribuir minha formação à vida de empresário, cuja graduação e pós-graduação se fizeram no chão de fábrica, bem como no associativismo. Na vida empresarial, somei ao conhecimento acadêmico um saber igualmente valioso: a intuição. Sou um industrial, gosto da arte da gestão, esse é o meu métier, o meu fazer. Sei que não sou um intelectual clássico, mas uso o meu intelecto para promover ideias, talentos, encontros, transformações”, revelou Beto Studart.