16 d November d 2011

Thiago Monteiro encerra ano com o primeiro título profissional na carreira

Tenista do Instituto Larri Passos conquistou neste domingo, 13/11/2011,  o Aberto da Bahia, no confronto contra seu companheiro de equipe, o baiano Alexandre Schnitman, por 2 sets a 0 (7/6(2) e 6/4).

Salvador (BA)- O cearense Thiago Monteiro (Marquise, Hidracor, Fundação Beto Studart) encerrou da melhor forma possível a sua temporada de competições do ano. Aos 17 anos, o tenista do Instituto Larri Passos (Camboriú/SC), atual 997 do ranking da ATP, conquistou neste domingo seu primeiro título profissional da carreira: o Aberto da Bahia, future com U$ 10 mil em prêmios.

A final foi contra seu companheiro de equipe do ILP, o baiano Alexandre Schnitman. Em uma partida muito equilibrada, Monteiro precisou ser firme e agressivo para fazer a diferença nos momentos mais difíceis do jogo. O primeiro set foi decidido no tie-break, com 7/6 (2) para o cearense. No segundo set, Thiago Monteiro sacou melhor e fechou com 6/4.

"A sensação de ganhar um torneio profissional é muito boa. È saber que cumpri minhas missões, pois sempre dei o meu máximo em cada treino e nas partidas que joguei. Só tenho que agradecer à toda equipe do Larri (Passos)", comemorou Thiago Monteiro, que com os 18 pontos somados na Bahia, pode aparecer entre os 670 do mundo.

A temporada de 2011 foi vitoriosa para o canhoto, que faturou quatro torneios juvenis: Offenbach (Alemanha), Bélgica, Copa Gerdau (RS) e Assunción (Paraguai). Em 6o. lugar no ranking da ITF, Thiago conseguiu também disputar os 4 Grand Slams juvenis do ano: Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open. O melhor resultado foi em Wimbledon com as oitavas-de-final.

Depois de encerrar o ano com um título profissional, Thiago Monteiro vai tirar férias de duas semanas e volta a se apresentar em dezembro, quando participará da pré-temporada de tênis comandada pelo técnico Larri Passos, em Camboriú.

"Agora vou descansar para treinar bem no final do ano. Vou disputar o Australian Open em 2012, e espero estar muito bem preparado. Vou tentar ser campeão de um Grand Slam juvenil. É o meu sonho", concluiu.