03 d January d 2012

Pesquisa global aponta queda brasileira no ranking dos doadores

Em sua segunda edição, levantamento criado pela Charities Aid Foundation, o World Giving Index, apontou que o Brasil passou da 76º posição para o 85º lugar, no ranking dos países cujos habitantes doam, seja dinheiro ou tempo. O estudo é um retrato do comportamento de indivíduos (150 mil) em relação a doações em 153 países, cobrindo 95% da população global.

Com base em uma pesquisa feita pela Gallup ele mede três diferentes tipos de comportamento – doações em dinheiro para organizações sociais, tempo utilizado para trabalho voluntário e ajuda a estranhos. Segundo Márcia Woods, diretora executiva do IDIS, organização que representa a rede CAF no Brasil, apesar da aparente queda, os brasileiros apresentaram basicamente os mesmos níveis, onde um quarto da população doa dinheiro e quase a metade ofereceu ajuda a estranhos no último mês.

“O que aconteceu é que outras nações avançaram em seus comportamentos. Como no ano passado, temos a mesma visão que o Brasil precisa avançar no assunto. Disposição para contribuir, o brasileiro já demonstrou que não falta. Se nossa legislação se tornar mais favorável, teremos um incentivo a mais para a participação voluntária e doação de recursos”, afirma a diretora executiva.

No 85º lugar, o Brasil ficou com a média de 29% de respondentes solidários: percentual de contribuição financeira (26%); percentual de tempo dedicado ao voluntariado (14%) e percentual de tempo usado para ajudar desconhecidos (48%). Para efeito de comparação, os Estados Unidos ocupam o 1º lugar, com a média de 60% de pessoas solidárias – com percentuais de 65%, 43% e 73%, respectivamente.

Veja o resultado da pesquisa acessando:

FONTE: http://www.gife.org.br