05 d July d 2010

Nº 1 do tênis nacional é cearense

O tenista Thiago Monteiro (16), vem a cada dia aumentando o curriculum e o orgulho de ser cearense. Thiago é o número 1 do Ranking brasileiro em sua categoria até 16 anos, acumulando mais de 90 títulos em sua carreira. O atleta bolsista da Fundação Beto Studart, já disputa campeonatos da International Tênis Federation(ITF) com atletas de idade até 18 anos e já ocupa a posição de 208º lugar no ranking mundial.

O atleta nasceu em Fortaleza e iniciou sua carreira com 8 anos de idade, por meio do seu irmão mais velho, o Fáber Monteiro. “Comecei a treinar e levava o Thiago para assistir, com o tempo ele foi se interessando e começou a treinar, passei para ele o básico e daí por diante ele só fez evoluir”, Conta com orgulho o irmão primogênito.

Os títulos apareceram e Thiago começou a chamar atenção por onde passava, até que Rafael Kuerten, irmão do ídolo nacional, Gustavo Kuerten, o assistiu no torneio Banana Bowl, onde Thiago sagrou-se tricampeão. Rafael o convidou então a treinar com o técnico de Guga, o Larri Passos. Desde 2009 o atleta treina na Academia Larri Passos, no Balneário Camboriú em Santa Catarina, um dos melhores centros de treinamento do país. Thiago começou 2010 com o pé direito, nos três primeiros meses do ano, ele conquistou os 5 torneios mundiais que ele participou, na Venezuela, Colômbia, Peru, Equador e no Brasil, sendo este o maior feito de um tenista brasileiro na categoria até 16 anos. Tantas vitórias levaram à decisão de que o atleta iria disputar torneios com adversários mais velhos, com idade até 18 anos.

O cearense disputou as Olimpíadas Sulamericanas em Medelín, sagrou-se Vice-campeão sulamericano por equipes em Assunção, no Paraguai, conquistando a vaga para o Brasil no torneio mundial que será realizado em San Luis Potos, no México, em setembro. O tenista cearense já foi convocado e será um dos três atletas que irá representar o Brasil nesta importante competição internacional. Hoje, Thiago está em Londres, assistindo ao vivo o majestoso torneio de Wimbledon. Ele chegou à Inglaterra há duas semanas e disputou a 1ª rodada do Torneio de Roehampton, em Londres, que como Wimbledon é disputado em quadra de grama, piso que ele nunca tinha jogado. Esta participação teve como objetivo ganhar experiência e pontuação na categoria mais importante do circuito mundial juvenil da ITF.

De Londres o atleta segue para Berlim na Alemanha, onde disputará entre os dias 06 e 11 de julho o Airberllin German Junior, em piso de saibro. A partir do dia 13 de julho, joga pelo ITF Junior Open 2010 na cidade de Liz na Áustria. O cearense pretende ficar entre os 60 melhores do mundo, que lhe dá direito a disputar o grande torneio de Grand Slam Juvenil “US Open de Tennis”, em setembro na cidade de Nova Iorque/EUA. A boa performance do atleta levou sua irmã mais nova às quadras, Letícia Monteiro, hoje com 13 anos, já é a 14ª colocada no ranking nacional. Hoje ela está em Santa Catarina, deixando sua mãe, Fátima Monteiro bastante feliz, e com muita saudade “É um sonho realizado, ver meus filhos crescendo no esporte, e tudo graças ao Fáber, o mais velho, que os levou para as quadras.

O problema é a saudade, no dia 31 de maio foi aniversário do Thiago e não pude estar ao lado dele, mas sei que é para o seu bem”, revela a feliz e saudosa mãe. Além da bolsa cedida pela Fundação Beto Studart, o atleta conta hoje com o patrocínio do Marquise e da Hidracor. “eles ajudam muito na manutenção do Thiago nesta busca da formação de um tenista Profissional de Nível Mundial”, finaliza Fáber monteiro.

Fonte: http://www.boanoticia.org.br/noticias_detalhes.asp?Cod=1912