Notícias

26 d June d 2012

Monteiro é convocado para 'Vivência Olímpica'

 

Rio de Janeiro (RJ) - O cearense Thiago Monteiro, de 17 anos, é um dos 16 jovens escolhidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para participar do Projeto Vivência Olímpica, que levará a Londres atletas que têm grande chance de estar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. 

No fim de maio, Monteiro surpreendeu o paulista Leonardo Kirche, de 27 anos, de virada, e após mais de três horas de partida, conquistou seu segundo torneio future em Bauru, interior paulista. Depois, viajou para Paris e caiu nas oitavas da chave juvenil de Roland Garros. 

A delegação de jovens já conta com Hugo Calderano, que liderou o ranking mundial do Circuito Mundial juvenil de tênis de mesa; Martine Grael, responsável por conseguir a vaga olímpica para o Brasil na classe 470 da vela; Isaquias Queirós, campeão mundial juvenil de canoagem; Andressa Mendes, de 15 anos, que viveu até os últimos dias a expectativa da vaga olímpica no saltos ornamentais; e Rebeca Andrade, de apenas 13 anos, campeã brasileira de ginástica artística; Alessandra Marchioro (natação), Felipe Wu (tiro), Flávia Gomes (judô) e Vitor Gonçalves (vôlei de praia).

"O COB já está trabalhando há alguns anos na preparação da geração que vai competir nos Jogos Olímpicos de 2016. Com a ação de levar alguns atletas para vivenciarem o ambiente olímpico, nós pretendemos quebrar a ansiedade natural que antecede uma competição como esta. Poucos países no mundo fazem uma ação como esta. Com a Rio 2016, resolvemos antecipar esta vivência", explicou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.

"Queremos que eles sintam o clima de uma estreia olímpica quatro anos antes dos Jogos do Rio, ainda sem a responsabilidade e pressão por resultados. Assim, eles terão mais vontade de ir aos Jogos, com mais conhecimento de tudo o que cerca uma participação no maior evento esportivo do mundo. Queremos que estes atletas entendam desde cedo o que é o mundo olímpico", completou Marcus Vinicius Freire, superintendente executivo de esportes do COB.

Em Londres, os atletas serão divididos em três grupos. Eles acompanharão os treinos de sua modalidade, assistirão às competições, conhecerão a Vila Olímpica e terão contato com a imprensa. Atletas de judô e vôlei de praia ainda podem ser utilizados como sparrings de treino dos brasileiros olímpicos. Todos ficarão alojados no Centro Esportivo Crystal Palace, base de treinamento da delegação brasileira.

 

Fonte: TenisBrasil

 

 

Notícias Relacionadas

Leia mais Notícias +

Vídeos

10 anos do Projeto Faça do Deficiente um Atleta

Nossos Talentos

A Fundação Beto Studart tem o prazer de mostrar aquilo que faz. Conheça nossos álbuns de fotografias:

Entidades Apoiadas

A Fundação Beto Studart tem o prazer de mostrar aquilo que faz. Conheça nossos álbuns de fotografias:

Álbum de Fotos

A Fundação Beto Studart tem o prazer de mostrar aquilo que faz. Conheça nossos álbuns de fotografias: