22 d June d 2012

Edisca recebe apoio do governo e da sociedade

Devido a déficit de R$ 886,5 mil, a instituição teve de demitir funcionários e dispensar alunos.

Menos de uma semana depois de o Diário do Nordeste publicar matéria sobre a crise financeira da Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente (Edisca), que teve de enviar alunos de volta para casa e demitir oito funcionários, a bailarina Dora Andrade, idealizadora da instituição, conseguiu o apoio do Governo do Estado, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e de dezenas de voluntários da sociedade civil.

Ensinar arte, dança e, com isso, dar uma oportunidade para crianças e jovens de baixa renda. Esse é o objetivo da Edisca que, há 20 anos, oferece esse serviço. No entanto, com um déficit de quase R$ 886,5 mil em 2011, a Organização Não-Governamental (ONG) precisou cortar custos. As aulas passaram a acabar mais cedo e foram suspensas às sextas-feiras. Oito funcionários foram dispensados e 60 alunos, de um total de 380 crianças e adolescentes, foram desligados.

Depois de divulgada essa realidade, Dora Andrade foi surpreendida pela ajuda do Governo do Estado que, segundo ela, abriu três frentes de apoio, uma através de um investimento de R$ 200 mil da Cagece, outra do Fundo Estadual de Cultura no valor de R$400 mil, o qual já está em trâmite e, a última, por meio da compra de alguns espetáculos da Edisca.

Além disso, conforme a diretora da instituição, ela esteve reunida com empresários da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e Câmara de Dirigentes Lojistas do Ceará (CDL) que se prontificaram em ajudar. Ela destacou também a importância da sociedade civil neste processo. "Estou recebendo ajuda de voluntários em todas as áreas, temos jornalistas divulgando a causa, publicitários que desenvolveram campanha e um consultor que está elaborando um projeto de sustentabilidade para a ONG", destaca.

Apesar da ajuda, Dora Andrade confessa ter medo do futuro, pois a instituição não conta com investimentos fixos a longo prazo. "Meu sonho era estabelecer parcerias de, pelo menos, três anos, pois gastamos muito tempo procurando e tentando captar de recursos. Um tempo que podíamos estar gastando pensando em projetos, capacitações para a instituição", ressalta.

Espetáculos

A partir deste mês, o Projeto Dança & Atitude, da Edisca, receberá uma contribuição mensal da Cagece. Segundo o órgão, o valor de R$200 mil será parcelado em oito vezes. O objetivo do programa é propiciar a 230 crianças e adolescentes participantes a oportunidade de conhecer os processos de criação, montagem e apresentação de um espetáculo artístico.

O Projeto Dança & Atitude terá a duração de um ano e resultará em uma temporada de oito apresentações no Theatro José de Alencar, entre os dias 15 e 19 de maio de 2013. Todos os processos criativos e produtivos da obra serão protagonizados pelos educandos da Edisca.

Desde 1991, a Edisca trabalha com a formação social de crianças e adolescentes. A- escola ensina balé clássico a meninas e meninos de áreas carentes da periferia da Capital.

KARLA CAMILA - REPÓRTER

Fonte: Diário do nordeste