Pedro Ivens Gonçalves Maia

• Naturalidade: Fortaleza - Ceará
  • Início da concessão Bolsa Talento: 21/11/2005
  • Campo da prática: Desportiva – Karatê

"Para o pai do bolsista, o apoio da Fundação facilita a participação do menino em campeonatos interestadual “tornando possíveis vitórias que antes eram apenas sonhadas, trazendo também crescimento do próprio esporte karatê”."

Sobre a trajetória de Pedro, o nosso mais jovem bolsista de apenas 10 anos de idade, temos histórias para contar. Aos sete anos Pedrinho, como o chamamos carinhosamente, estava em 2º lugar no Ranking Cearense de Karatê em sua categoria e, ano após ano, vem conquistando títulos e medalhas nos campeonatos dos quais participa.

O atleta Pedro Ivens, segundo informa sua genitora, desde muito pequeno despertou o interesse pelo Karatê, motivo pelo qual a família o mantém matriculado na academia ASCAL, com aulas três vezes por semana, perfazendo um total de três horas semanais de treinamento. O atleta frequenta a Escola Formal onde tem tido bom aproveitamento. É disciplinado e organizado quanto ao seu material.

Uma das coisas que o atleta trata com extremo zelo são as suas medalhas, todas acondicionadas em caixas separadas, como verdadeiros tesouros. De janeiro de 2004 até a presente data, Pedro Ivens tem migrado da Faixa Branca para tantas outras formando o arco-íris de seu desempenho e dedicação. Entre os principais títulos do nosso pequeno karateca, destacamos o de Campeão Cearense 2007, Campeão Norte e Nordeste 2007, 3º Lugar no Campeonato Brasileiro e o título de nº 1 no Ranking em 2007.

Pedrinho é o mais novo karateca faixa preta do Estado do Ceará e  1º do Ranking de 2007 categoria Mirim C.

Em 2008, Pedro participou do XII Campeonato Norte/Nordeste de Karatê realizado em Recife (PE), no qual conseguiu a 2ª Colocação Kumitê Equipe, 3ª colocação Katá Equpe e 3ª colocação Katá individual.

Pedro  sagrou-se Campeão nos seguintes eventos:

•  I Campeonato Cearense de Karatê Interestilos (1ª Fase) Ginásio Colégio Maria Ester – Fortaleza (CE) - Abril /08;
  •  XII Copa Karatê Interestilos Colégio Maria Ester - Fortaleza (CE) - Junho /08;
  •  IV Copa de Karatê Interestilos Cidade de Maracanaú – Maracanaú (CE) - Agosto/08;
  •  I Campeonato Cearense de Karatê Interestilos (2ª Fase) Ginásio Colégio Maria Ester – Fortaleza (CE) - Out /08;
  •  II Copa  Clube Karlão de Karatê Interestilos -  Ginásio do SESC Fortaleza (CE) - Out /08.

2009

Campeonato Cearense de Karatê Interestilos 1ª Fase – Vice-Campeão na modalidade SHIAI-KATÁ  individual e por equipe – abril de 2009;

XI Zonal Norte/Nordeste – Campeão na modalidade SHAIAI-KATÁ individual e equipe – maio de 2009;

Copa Maria Ester – vice-campeão na modalidade SHIAI- KATÁ individual – junho de 2009;

Copa Judô Tigre – vice-campeão na modalidade SHIAI -KUMITÊ individual – julho de 2009;

II Campeonato Cearense de Karatê Interestilos – vice-campeão na modalidade SHIAI -KUMITÊ  individual – outubro de 2009;

XIV Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos – 3º lugar na modalidade SHIAI- KATA individual, dentre outras conquistas obtidas ao longo do ano.

2010

Festa do Ranking/2009 Colégio Maria Ester I – Fortaleza – Campeão do Ranking 2009 – janeiro de 2010.

Zonal Norte Nordeste - sagrou-se Vice-Campeão na categoria: KATA - INFANTIL - TODOS ESTILOS - MASCULINO - VERDE a PRETA   e 3º lugar no Kumitê Individual – maio de 2010;

Internacional Mundial Infantil – Ginásio do Ibirapuera em São Paulo – Modalidade Kumitê e Katá – 5º lugar – julho de 2010;

Copa Banabuiú – Banabuiú/CE - modalidade Kumitê – Campeão – julho/2010;

Copa Karlão – Ginásio SESC Fortaleza-CE – modalidade Kumitê -  vice-campeão – setembro de 2010;

Copa Colégio Maria Ester II – Fortaleza-CE –  3º lugar – outubro de 2010.

2012

10/03 – 2º Torneio de Karatê Interestilos, no Colégio Maria Ester II, onde sagrou-se vice-campeão  (Katá)

01/04 – Cearense 1ª Fase Shiai – Kumitê, no Colégio Maria Ester II, onde sagrou-se campeão (Shiai-Kumné)

03 a 06/05/2012 -  Participou do Campeonato  Regional Norte e Nordeste de Karatê,  em Recife-PE, onde sagrou-se Campeão de Kumité e Vice-Campeão em Katá;

26/05/2012 – Participou da Copa Crato de Katê Interestilos no Ginásio SESC, sagrando-se Vice-Campeão em Shiai-Katá;

30/09/2012 – Campeonato Cearense 2ª Fase – Shiai-Katá, onde conquistou o título de Campeão.

25/08/2012 – Copa Municipal em Banabuiú de Shiai-Kumitê – onde sagrou-se Campeão.

Competição Municipal – Campeão no Torneio CESF de Karatê Interestilos no Ginásio do Centro Educacional São Francisco, em 08/12/2012.

Competição Regional :

No período de 02 a 05/05/2013  no Campeonato Norte e Nordeste realizado em Feira de Santana – BA, conquistou o título9 de Campeão em Shiai Kumitê e Shiai Katá;

Competição Estadual :

Em 25/05/2013  participou da Copa Yoshitaka/2013 em Barbalha-CE conquistou o título de Campeão em Shiai Kumitê;

Competição Municipal:

Em 07/04/2013 no Ginásio Colégio Maria Ester, onde conquistou o título de campeão em Shiai Katá;

Em julho/2013 participou do Panamericano e Word Cup 2013 realizado em Guarujá-SP, conquistando o 5º e 7º lugar em Shiai Kumitê e Shiai Katá respectivamente;=

Em setembro conquistou o  título de campeão no Torneio Cesf de Karate Interestilos;

Em outubro participou do Campeonato Cearense de Carate Interestilos, conquistando o título de campeão.

2014

Participou de competições  internacionais, nacionais, regionais e municipais tendo alcançado bons   resultados, destacando-se:

·         Campeonato Sul - Americano de Karatê Interstilos e do Campeonato Brasileiro de Karatê em S. Paulo, ambos realizados em São Paulo SP

·         Campeonato Cearense de Karatê sendo classificado como Campeão na categoria SHIAI- Kumitê, no Campeonto Norte e Nordeste  realizado em Marabá -  PA, foi classificado como Campeão na categoria SHIAI- Kumitê, na competição realizada em Maracanaú CE, foi classificado  como Campeão na categoria SHIAI- Kumitê.

·         Copa YOSHITAKA em Barbalha no Ceará no Ginásio da URCA  sendo classificado  como Campeão na categoria Shiai-Kumitê.

·         3º Campeonato CESF de Karatê no Ginásio Colégio Adauto Ferreira Lima em Maracanaú - CE onde  foi campeão em  Shiai- Katá prova individual, Campeão Shiai- Katá Absoluto.  Na Copa Prossica realizada no  Ginásio Maria Ester II foi campeão na categoria Shiai- Kumitê.

2015

No ano de 2015 o bolsista participou da 2º Copa do Colégio Maria Ester II Shiai-katá na oportunidade foi classificado como Vice-Campeão e na Copa Prokaf de Karetê Shiai-Kumitê foi classificado como Campeão. As duas competições foram realizada no Ginásio do Colégio Maria Ester.

2016

Pedro Ivens Maia