José Sérgio de Lima

• Naturalidade: Russas - CE
  • Início da concessão Bolsa Talento: 08/08/2007
  • Campo da prática: Natação

"Sou muito grato por tudo, esse apoio está sendo uma forma de ajudar nos meus treinamentos e alimentação, espero que eu venha a cada dia melhorar minha performance nas competições."

José Sérgio iniciou sua história como atleta ainda na fase de Colégio, tempo em que participava de competições internas, que foram o pontapé inicial para uma carreira que tem mostrado bons resultados. Ele relata que sempre se destacava nas competições do Colégio: “Não para me mostrar, mas porque eu gosto de buscar os meus sonhos, nunca é tarde. Em 2007, competi em Natal no Circuito Regional – Nordeste,  consegui o 4º lugar nas provas e fiquei muito confiante para buscar mais desempenho. No mesmo ano fui a Porto Alegre e São Paulo. Foi uma experiência boa, apesar de não ter conseguido bons resultados...”
Em 2008, participou ainda:
• IV Jogos Paraolímpicos  do  Ceará, oportunidade em que foi classificado em 2º lugar  nas provas de atletismo nos 100 e 200 metros rasos e 1º lugar nos 400  metros rasos. As competições foram organizadas pelo Governo do Estado e  disputadas no período de janeiro a julho de 2008 em Fortaleza – Ceará.
• 1ª etapa dos Jogos Paraolímpicos de Maracanaú e foi classificado em 2º lugar na prova de atletismo, realizada em fevereiro de 2008;
• Corrida de Incentivo aos Jovens de Cascavel alcançou o 1º lugar na classificação geral, realizada em Março/2008
2009;
Jogos Paraolímpicos de Maracanaú 2º colocado nos 50 m livres – fevereiro de 2009;
Campeonato de Natação Cascavel -  1º colocado nos  50 m livres;
Regional Norte e Nordeste do Circuito Paraolímpico – 3º colocado nos 100 m peito – junho de 2009;
VI Jogos Paraolímpicos do Ceará – 1º colocado nos 50 m peito e nos 5 x 50 m livres e 2º colocado nos 50 m livres, 100 m livre e 100 m peito – junho de 2009;
I Olimpíada Aquática do Ceará – 1º colocado no 4 x 50 m livres e 2º colocado nos 50 m peito e 50 m costas – julho de 2009;
1ª e 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Loterias Caixas onde obteve a 8ª colocação nos 100 m peito e 6ª colocação nos 50 m livres – setembro e novembro de 2009, respectivamente.
2010
Campeonato Regional Norte e Nordeste em Belém/PA – 2º lugar nos 200 m raso e 3º lugar nos 100 m raso e 2º lugar em Salto em Distância – março/2010;
I Jogos Aquáticos do Ceará na UNIFOR – 3 medalhas de ouro e uma medalha de prata – agosto de 2010;
Campeonato Cearense de Natação – 1º lugar nos 50 m livres, nos 50 m costa, nos 50 m peito e 1º no Revezamento. 2º lugar nos 100 m rasos, 1º lugar nos 200 m rasos e 1º lugar no salto revezamento 4 x 100 – novembro de 2010.
2012
No primeiro trimestre de 2012, intensificou os treinos, já que não foram realizadas competições nesse período.
No segundo trimestre de 2012, participou do Circuito de Loterias Caixa em Natal/RN;  Competição na UNIFOR em comemoração aos 40 anos da Federação Cearense de Atletísmo e em Cascavel/CE participou do Campeonato de Supino, obtendo boas classificações em todas elas.
18/08/2012 – Disputou o III Jogos Aquáticos do Ceará – Paraolímpicos, conquistando  03 medalhas de ouro, 01 de prata e 01 de bronze.
2013
Competição Internacional: De 23 a 24/04/2013 conquistou o 1º lugar no salto em distância, no Open Internacional Loterias em São Paulo-SP e o 1º lugar nos 100m. rasos no Torneio Caixa de Atletismo e Natação.
Em agosto/2013,  participou do IV Jogos Aquáticos de Fortaleza, onde conquistou o 1º lugar nos 50m Borboleta, 2º lugar nod 50m Costas e 3º lugar nos 50m Livre.

O bolsista participou de várias competições, destacando-se:

·         em Natal RN do Circuito Brasil Loterias Caixa e obteve o 6º Lugar na prova de 100 metros rasos e 4º Lugar na prova de salto à distância.

·         em São Paulo SP  do  Open Internacional obtendo a classificação de 7º Lugar na prova 100 metros rasos e 4º Lugar  na prova de  salto à distancia.

·         em Fortaleza Ce  VI Meeting Cearense de Natação Paraolímpica  alcançando a 1ª colocação na prova de borboleta, 2º Lugar na prova de  nado de costas e 3º lugar na prova de 100 metros livres.  Participou também do IV Festival Paraolímpico Sobralense  alcançando 1º Lugar nas provas de salto à distância e 100 metros rasos e 2º lugar na prova de 400 metros rasos.

·         Campeonato Cearense de Sprint Triathlon e Duathlon a convite  de amigos e foi classificado em 1º lugar na cateria.

2015

No ano de 2015, o bolsista participou em Recife do Salto a distância obtendo 2º lugar - 1500m 3º lugar - 400m 3º lugar trazendo 3 medalhas 2 bronze e 1 prata. participou dos jogos Cearense Paraolímpico sendo contemplado com 3 medalhas de ouro e da corrida de São José obtendo troféu e medalha de honra. Participou também do Open Internacional Caixa Loterias classificando 2º lugar em salto a Distância e em 3º lugar 1500m raso e da Corrida de Rua Unifor classificando em 1º lugar na categoria paratleta e da I Cascavel Paraolímpico obtendo 1º lugar 50m peito - 1º de Maio Corrida de Rua em 100m Livre obtendo troféu de participação e 1º lugar.

2016

No primeiro e segundo trimestre do ano de 2016, o bolsista ficou afastado das competições por motivo de lesão.

José Sérgio

Fundação Beto Studart - 10 anos