Heber Stalin Maciel Melo

• Naturalidade: Fortaleza - Ceará
  • Início da concessão Bolsa Talento: 10/10/2007
  • Campo da prática: Dança - Sapateado

"A Fundação Beto Studart é o único apoio que temos, é através desse apoio que consegui pouco a pouco estruturar o mínimo da Cia. Os bolsistas recebem o dinheiro das passagens e um lanche e isso nos enche de esperanças de um futuro melhor, ver os meus alunos felizes, sorrindo e perceber que eles não precisam mais pedir dinheiro em casa para ir para os ensaios me enche de emoção, orgulho e felicidade. "

Sua trajetória apresenta as seguintes realizações:

• Participou por duas vezes do mais antigo e maior Festival de sapateado dos Estados Unidos, o Chicago Human Rhythm Project.

• Em Junho de 2006 Junto a Cia. do Barulho Produziu e Dirigiu O Primeiro evento de sapateado da cidade de Fortaleza o “Neguinho-Neguinha”.

• Por ocasião do Projeto JUBRASIL desenvolvido em junho de 2006 Heber foi convidado a integrar a BAM, Companhia de Sapateado de Chicago – IL dirigida pelo Coreógrafo americano Lane Alexander.

• Heber é Fundador, Diretor Geral e Coreógrafo da Cia. dos Pés Grandes, única Cia. Brasileira de Sapateado e Dança Contemporânea formada exclusivamente por rapazes.

• Heber realiza sapateado, dança contemporânea e contato de improvisação.

2009

• Participação no Tap in Rio 2009, realizado na cidade do Rio de Janeiro, no período de 27 a 31 de janeiro/2009;

• Gravação de programa de TV na Record apresentando a Cia dos Pés Grandes e a história do Sapateado – agosto/2009;

• Apresentação do espetáculo DISRITMIA no Centro Cultural do Banco do Nordeste em março de 2009 e na UNIFOR, Universidade de Fortaleza, por ocasião do evento Mundo UNIFOR no Teatro Celina Queiroz – out/2009-2010;

2010

• Participação no Palco sob a Passarela do Dragão do Mar, no show do reisado do Cachoeiro do Fogo – Fortaleza/CE – fevereiro de 2010;

• Participação no show da Banda D. Zefinha no Centro Cultural Dragão do Mar – Fortaleza/CE – fevereiro de 2010;

• Apresentação no Teatro José de Alencar do trabalho IN-Condicional– Fortaleza/CE - maio/2010;

• Apresentação no Festival do Litoral Oeste na Cidade de Paracuru/CE – julho/2010;

• Aulas ministradas no Teatro José de Alencar para pessoas que não podem pagar por formação em dança – janeiro a dez/2010.

2011

• Participou do  Concurso Norte e Nordeste - V Passo de Arte,  no qual alcançou 1º lugar em Solo Clássico Livre, 2º lugar em Solo Livre e 1º Lugar participativo de conjunto clássico livre.

• Permanece no no Colégio Santa Cecília  e o Curso de Inglês no IBEU. Na declaração da professora há a afirmação de que o bolsista durante o período teve bom resultado nas aulas e nos ensaios de novas coreografias.

• Participou como convidado do FENDAFOR – evento que reúne os mais diversos grupos e companhias de dança de todo o Brasil, além de personalidades, escolas, grupos e academias cearenses, traz ainda de volta ao Ceará seus principais bailarinos, hoje sediados em vários pontos do mundo.

2012

• Heber, está se preparando para o Festival de Chicago nos Estados Unidos,  que acontecerá em novembro de 2012.

• 01/2012 – Apresentação na festa de comemoração do aniversário de emancipação do município de Pacoti.

• 02/2012 – Apresentação na festa comemorativa ao dia dos idosos, realizada pela Prefeitura Municipal de Fortaleza.

• 04 a 07/05/2012 – Ministrou aulas de sapateado no “Teatro Três Marias”  em  João Pessoa - PB;

• Julho/2012 apresentou-se no Seminário de Arte  Educação da UFC;

• Apresentação Internacional:  01 a 07/11/2012, em Colombia – Bogotá com apresentação da dança “Sapateado”;

• Apresentação Estadual e Municipal:  no período de 04 a 12/10/2012 com aulas sobre arte para equipe de educadores e apresentações de Sapateado no Teatro Dragão do Mar.

2013

• Apresentação Regional:  junho/2013 – no espaço aberto 7 Comunidade do Poço da Draga – “Teatro das Marias”;

• Apresentação  Municipal:  10/05  -  apresentação artística “GELECA”;

• No terceiro trimestre de 2013, Heber apresentou-se no  Canadá – Thetro das Marias e Decidedly Jazz do Canadá;

• Em setembro 2013, participou do espetáculo “Das coisas que fazemos juntos”, no Teatro Antonieta Noronha, em Fortaleza-CE,  para um publico estimado de 400 pessoas.
Durante o ano de 2014 o bolsista fez aulas de sapateado no Teatro das Marias para aprimoramento técnico e realizou apresentação de sapateado em projeto social da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

O bolsista fez aulas de sapateado no Teatro das Marias aprimoramento técnico, rodas de conversas e montagem de espetáculo. Em junho participou em Recife-PE da Oficina de sapateado - Transformações sobre o sapateado e metodologia de trabalho da Cia dos Pés Grandes.

Ministrou 28 aulas de sapateado, 8 reuniões de articulação de turnê em Recife, João Pessoa e Campina Grande.

Participou de Imersão Artística na Serra de Guaramiranga de oficinas para a Comunidade e apresentação de performances.

O bolsista fez aulas de sapateado no Teatro das Marias, aprimoramento técnico, rodas de conversas e montagem de espetáculo.

Heber Stalin