Associação Beneficente São João Eudes - O Caminho

Associação Beneficente São João Eudes -  O Caminho

A Associação Beneficente São João Eudes - O CAMINHO é pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter pastoral, integrante do Condomínio Espiritual Uirapuru - CEU.

Apoiada pela FBS no período de  2010 a 31/12/2018

• Número de Beneficiários Diretos: 10
  • Endereço: Sediada em Fortaleza-CE

Criada em 13 de janeiro de 2004, a Associação tem a finalidade de acompanhar presidiários, egressos e seus familiares favorecendo o processo de reinserção na sociedade, desenvolvendo suas atividades em parceria com a Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Fortaleza.

A Associação em parceria com a Fundação Beto Studart  desenvolve o  Projeto Tempo de Ser Caminheiro – Prisão X Trabalho  que tem como objetivo  Realizar um trabalho junto a apenados do sistema penitenciário em regime semi-aberto e aberto. O projeto busca favorecer condições para a construção de uma vida nova para os egressos do cárcere e seus familiares na construção de um caminho “de retorno à vida” em sociedade.

Nesta perspectiva o Projeto visa:

1. Trabalhar, através da realização de atividades específicas (laborativas, reflexivas e artísticas) o fortalecimento das identidades e elevação da autoestima;

2. Colaborar para que os apenados em regime semi-aberto e aberto percebam e sintam-se cidadãos capazes de assumir seu papel no mundo com dignidade, vivenciando novas relações com a família, com a comunidade e com a sociedade;

3. Oferecer a oportunidade de “uma convivência grupal” diferente da experimentada até então (gangue, presídio...), trabalhando os laços da afetividade e solidariedade e o respeito mútuo;

4. Oportunizar a experiência pessoal com Deus a partir da vivência da Espiritualidade e da Misericórdia: a Misericórdia fundamentada na prática da vida, trazendo à consciência os valores impressos no ser desde a criação;

5. Profissionalizar em áreas específicas para reinserção no mundo do trabalho (jardinagem, pedreiro, bombeiro hidráulico, eletricista, cabeleireiro, culinária, hotelaria, informática).