26 d September d 2023

26 de setembro - Dia Nacional dos Surdos

Dia 26 de setembro é o Dia Nacional dos Surdos, no Brasil. Essa data tem como principal objetivo propor a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade.

Nicole Lemos, 10 anos, bolsista da Fundação Beto Studart, tem deficiência auditiva desde o nascimento. Talentosa e cheia de dons, Nicole pratica  balé e ginástica rítmica, participa de inúmeras competições nacionais e recentemente gravou em uma série de TV.  A pequena dançarina é um exemplo de dedicação e superação para a comunidade surda, contudo a garantia total da inclusão de pessoas surdas no Brasil ainda não é uma realidade.

No País, a Lei nº 10.436/2002 foi um marco importante para a comunidade surda brasileira, ao reconhecer a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão, determinando que sua difusão e uso sejam apoiados pelo poder público.

A Fundação Beto Studart de Incentivo ao Talento apoia e incentiva a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.