Academia Cearense De Letras

Academia Cearense De Letras

A Academia Cearense de Letras, a mais antiga do País, atua há cento e dezesseis anos em prol das letras e da cultura em geral.  É uma Instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública que  atende  aos estudantes das redes pública e particular de ensino,  e grande  número de pesquisadores  que procuram a entidade em busca de obras raras e atuais.

Apoiada pela FBS no período de 2010 a 31/12/2018

  • Endereço: Rua do Rosário, 1 - Centro, Fortaleza - CE, CEP: 60055-090
  • Telefone: (85) 3226-0326

Realizações

A Academia Cearense de Letras, a mais antiga do País, atua há cento e dezesseis anos em prol das letras e da cultura em geral.  É uma Instituição sem fins lucrativos e de utilidade pública que  atende  aos estudantes das redes pública e particular de ensino,  e grande  número de pesquisadores  que procuram a entidade em busca de obras raras e atuais. A Academia também orienta novos escritores e organiza concursos literários.  Realiza a cada ano, ciclos de conferências, os quais têm  gerado  edições de coletâneas dos  resultado das palestras proferidas . 

A Academia possui coleções de livros e jornais dos séculos passados e também a coleção João Carlos Neto, com cerca de 4  mil livros sobre o Ceará. O Memorial da Academia Cearense de Letras está em fase de organização, com destaque para os acervos dos acadêmicos falecidos: Antonio Martins Filho, Moreira Campos, Fran Martins, Milton Dias, entre outros.

A Academia Cearense de Letras está se transformando num grande centro de cultura e pesquisa, abrigando entidades que não possuem sede própria, tais como: Academia Fortalezense de Letras, Academia Cearense de Retórica, Academia Cearense da Língua Portuguesa, Associação Brasileira de Bibliófilos, Sociedade Amigos do Livro (com a “Biblioteca Olga Barroso”, que reúne importante acervo com cerca de 4.000 títulos, boa parte da coleção do Governador Parsifal Barroso), União Brasileira  dos Trovadores (secção Ceará), Sociedade Cearense de Geografia e História, Associação de Jornalistas Escritores do Brasil (secção Ceará), Academia Feminina de Letras, Academia de Letras e Artes do Ceará, Academia Ipuense  de Letras e   Programa Terça-Feira em Prosa e Verso.  

A Fundação Beto Studart apóia a Academia de Letras do Ceará através do patrocínio aos programas: “A Escola vai à Academia”, que consiste em receber visitas monitorizadas pelos profissionais da Academia, de alunos das redes pública e particular de Fortaleza e de cidades do interior do Estado e o “Programa de Incentivo à Leitura", que além de palestras sobre como é importante ler, são distribuídos livros para escolas e alunos carentes.  

 

 

 

Vídeos

Recital Projeto Cultivando Talentos

Nossos Talentos

A Fundação Beto Studart tem o prazer de mostrar aquilo que faz. Conheça nossos álbuns de fotografias:

Entidades Apoiadas

A Fundação Beto Studart tem o prazer de mostrar aquilo que faz. Conheça nossos álbuns de fotografias:

Álbum de Fotos

A Fundação Beto Studart tem o prazer de mostrar aquilo que faz. Conheça nossos álbuns de fotografias: