Victor Hugo Almeida Gomes - Fundação Beto Studart Fundação Beto Studart

Como atuamos

Talentos que passaram pela Fundação

Bolsista

Victor Hugo Almeida Gomes

  • Nascimento: 02/09/1994
  • Naturalidade: Juazeiro do Norte – CE
  • Período de concessão da Bolsa: 25/09/2017 à 30/06/2018
  • Campo da prática: Música

Depoimento do bolsista em 2020:

“ Estou temporariamente em Juazeiro do Norte, minha cidade natal. Nos últimos meses meu foco tem sido ingressar no mestrado em performance com especialidade em regência. Tenho algumas opções de universidades bastante realistas e outras mais sonhadoras; todas possíveis. 

Por conta do problema sanitário, as atividades artísticas estão em fase de planejamentos. Sou cofundador, regente titular e diretor artístico do Coral de Câmara Igarapé que falarei no próximo tópico.

Igarapé é uma homenagem Tupi-Guarani ao compositor Johann Sebastian Bach. Tanto “Bach” quanto “Igarapé” significam “riacho”, guardadas as limitações linguísticas.

Além do coro, tenho me preparado via aulas online com regentes de ponta: Maestro André Muniz (Brasil) e Maestro Roberto Ramos (Venezuela). Também tenho desenvolvido habilidades na direção de performance historicamente informada, mesmo não regendo propriamente. Nesta obra, estive, junto ao professor Weber dos Anjos (à teorba) e a soprano Milla Sampaio, conduzindo sua interpretação. Devido à quantidade de músicos, era desnecessário um regente. 

Há dois anos (2018) estive em Bordéus (França) como tradutor (inglês-português e português-inglês) nos ensaios do Festival Entre-deux-Rêves, onde fui regente convidado da FC Symphonique. Também foi ano de Jazz com a Via Veritas Big band, projeto idealizado por mim e pelo compositor e pianista HatusQuemuel. Atuei como Regente titular e diretor artístico.

No mesmo ano estive com um dos regentes da Semana de Música Sacra no Seminário Batista do Cariri, mesmo evento onde atuei como professor de cordas (violino e viola) no ano passado (2019). 

A Fundação Beto Studart, sem qualquer clichê ou exagero, foi quem me deu condições para me preparar pra tudo isso que fiz nesses dois anos e que tenho me preparado para fazer. Mas sendo mais específico, o ano que passei em Cluj-Napoca (Romênia), estudando na Academia de Música GheorgheDima, só foi possível mediante o apoio da FBS. Foi-me dado, além das condições financeiras, o senso de Missão para com o povo do meu estado natal, Ceará. 

Nesse período, consegui reunir vários dos atributos para me tornar um regente profissional. Entre eles o conhecimento teórico, experiência musical e contatos em várias áreas da performance musical são os que mais se destacam sendo amplamente elogiados pelos profissionais já consagrados que me conhecem. Esses elogios não são só a mim mais aos esforços de pessoas e grupos que fizeram parte de minha trajetória. A Fundação tem grande destaque nesse coletivo.

Victor Hugo

Fundação Beto Studart