Thiago Moura Monteiro
- Nascimento: 31/05/1994
- Naturalidade: Fortaleza-Ceará
- Período de concessão da Bolsa: 03/03/2008 à 31/12/2017
- Campo da prática: Desportiva – Tênis
Um grande ídolo foi a inspiração de Thiago, ele fala de Guga com carinho e diz se espelhar nele, o sucesso de Guga motiva Thiago que tem alçado grandes conquistas e se firmado como grande promessa no tênis.
Thiago Monteiro se tornou profissional em 2011. Seus primeiros contatos com o tênis aconteceram aos 8 anos e em 2012, foi o número 2 do mundo na categoria infanto juvenil.
Aos 15 anos, ele se destacou tanto nas competições juvenis e foi chamado para treinar na Academia de Larri Passos, em Santa Catarina. Na época contou também com o apoio de Gustavo Kuerten, o Guga, que passou a o agenciar por meio de seu Instituto, e assim captar apoio financeiro para ele. Motivado, ele seguiu com bons resultados e não demorou a se tornar um dos principais jogadores brasileiros no circuito profissional.
Thiago apareceu no mundo do tênis de forma meteórica em 2016. Em sua primeira partida de chave principal de torneios da ATP, ele surpreendeu o francês Jo-Wilfried Tsonga, então número 9 do mundo, e avançou à segunda rodada do Rio Open. Deste momento em diante, passou a enumerar bons resultados e despontou na lista da ATP.
Depoimento do bolsista em 2020:
“Hoje tenho uma base de treinos na Argentina, não moro lá mas passo algumas semanas do ano me preparando para os torneios, como no tênis tem um calendário muito dinâmico de torneios nós sempre estamos na estrada. Considero que moro em Fortaleza mesmo pois minha família nunca saiu daqui. O circuito está retornando essa semana depois de 5 meses de pausa por conta da pandemia do coronavirus, atualmente sou o melhor brasileiro no ranking mundial da ATP figurando em 82º lugar.
Sem dúvidas, a Fundação Beto Studart me ajudou muito nos primeiros passos da minha carreira, ainda como juvenil, me proporcionou uma certa ajuda financeira para que eu pudesse viajar e competir os torneios a nível nacional, com isso fui obtendo bons resultados e surgiu um convite para me mudar para um centro de treinamento profissional com a melhor estrutura localizado no sul do Brasil.”
Thiago Moura