Fundação Lemann abre inscrições para bolsas de estudo no exterior - Fundação Beto Studart Fundação Beto Studart

SAIBA MAIS

Fundação Lemann abre inscrições para bolsas de estudo no exterior

Estão abertas as inscrições para os programas de pós-graduação nos Estados Unidos com bolsas da Fundação Lemann. Atualmente, existem bolsas Lemann, exclusivas para brasileiros, em cinco universidades americanas: Harvard, Illinois, Columbia, Stanford e Yale. Para pleitear o benefício, os alunos precisam primeiro ser aceitos no processo seletivo regular dos cursos que escolherem. O valor da bolsa e os prazos finais de inscrição variam de acordo com a instituição de ensino.

Para o ano letivo de 2011-2012, os prazos vão de dezembro a janeiro. Em todos os casos, a concessão das bolsas é coordenada diretamente pelas universidades. As Bolsas Lemann internacionais são um programa permanente e têm como objetivo ajudar a formar brasileiros com alto potencial, que possam contribuir para o desenvolvimento do país.

Veja as oportunidades disponíveis: Universidade Harvard Áreas: educação, políticas públicas, saúde pública, MBA e outros. Como funciona: as bolsas Lemann financiam estudantes brasileiros em diversos programas de pós-graduação. As bolsas são válidas por um ano, podendo ser renovadas por mais um.

Os valores variam de acordo com a necessidade de cada aluno. Para se candidatar, é preciso já ter sido aprovado no processo seletivo regular da universidade. Informações adicionais: www.drclas.harvard.edu/brazil/felowships_grants/lemannfellows www.hbs.edu/mba Universidade de Illinois Áreas: diversas

Como funciona: em 2009, foi inaugurado na universidade de Illinois, o Lemann Institute for Brazilian Studies. O centro irá fomentar estudos sobre o Brasil, oferecendo bolsas de pós-graduação e financiamento para pesquisas sobre o país. Os valores e a duração das bolsas variam. A seleção é coordenada pela universidade.

Informações adicionais: www.clacs.illinois.edu/lemann Universidade Columbia Área: Escola de Relações Internacionais e Políticas Públicas (permite o desenvolvimento de trabalhos em áreas como Desenvolvimento Político e Econômico, Energia e Meio ambiente, Direitos Humanos, Políticas Públicas Internacionais, Segurança e Políticas Urbanas, entre outros) Como funciona: O número anual de bolsas varia, assim como os valores concedidos a cada estudante. Existem bolsas para mestrado e fundos para pesquisas.

O processo seletivo é coordenado pela universidade. Informações adicionais: www.sipa.columbia.edu Universidade Stanford Área: educação Como funciona: são duas bolsas para o mestrado em International Comparative Education. O curso dura um ano e a bolsa cobre toda a anuidade, além de parte das despesas pessoais. Ao aplicar, o aluno deve indicar que também deseja concorrer à bolsa, caso seja admitido.

A seleção é coordenada pela universidade. Informações adicionais: http://suse-ice.stanford.edu Universidade Yale Área: Programa World Fellows (formação de lideranças) Como funciona: as bolsas serão oferecidas a partir de 2011 e vão financiar brasileiros aprovados no programa.

Os critérios de admissão, bem como prazos e outras condições, são definidos diretamente pela universidade. É pré-requisito ter experiência de 5 a 15 anos em seu campo de trabalho. Informações adicionais: www.yale.edu/worldfellows Veja outras oportunidades de Bolsas em: http://www.fundacaolemann.org.br/

FONTE: http://site.gife.org.br/artigo-fundacao-lemann-abre-inscricoes-para-bolsas-de-estudo-no-exterior-13958.asp

Compartilhe