O artigo faz um comentário sobre o papel da responsabilidade social e ambiental nas empresas neste século.
Por Anderson Luis – 23 de março de 2011, às 09h19min
Os desastrosos eventos ambientais que vem ocorrendo no mundo nas últimas décadas, muitos deles no Brasil, têm chamado a atenção de diversos setores da sociedade para a questão da Sustentabilidade e da Responsabilidade Social. Estes termos, ambos interligados, ainda possuem, passada a primeira década do Século XXI, diversos níveis de maturidade nas empresas. Algumas limitam-se a cumprir legislações ambientais locais, outras, mais conscientes, buscam transformar a comunidade ao seu redor, influenciar colaboradores, parceiros e sociedade em geral a tomarem atitudes positivas em relação ao meio ambiente.
O que vem a ser Sustentabilidade? Basicamente, o conceito está ligado à preservação e manutenção dos recursos naturais para usufruto das futuras gerações. Responsabilidade Social é a postura positiva da empresa em relação ao meio ambiente, aos funcionários, à comunidade e perante a sociedade em geral. Ser socialmente responsável significa agir dentro dos princípios da Sustentabilidade e comete um grave erro quem acha que Responsabilidade Social é mera filantropia.
As empresas modernas e comprometidas com seu próprio futuro e principalmente com as próximas gerações, precisam abandonar o pensamento arcaico de que existem apenas para gerar empregos, produzir algum bem ou serviço, pagar impostos, lucrar e gerar resíduos. A empresa faz parte do meio ambiente, portanto ela influencia e é influenciada pelo mesmo. As atitudes que ela toma, boas ou ruins, terão reflexos à sua volta e podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas.
Imagine uma indústria química que despeja seus dejetos sem tratamento em determinado rio, matando milhares de peixes, comprometendo a flora e fauna do local, acabando com a fonte de renda da pequena comunidade que vive da pesca. Agora imagine a mesma indústria, instalada no mesmo local, que trata seus dejetos antes de dispensá-los, que investe em projetos de sustentabilidade e educação ambiental no local, apóia os pescadores na geração de renda. Percebeu a diferença? A questão é exatamente a atitude.
Neste século, os principais desafios que as empresas socialmente responsáveis devem tomar dizem respeito primeiramente à melhorias na produção, ou seja, repensar todo o processo, melhorando o design dos produtos, avaliando o seu ciclo de vida, seu destino final após o descarte, desenvolver ou adotar embalagens que permitem a sua reciclagem ou que não gerem impactos significativos ao meio ambiente.
Um outro aspecto importante é a produção mais limpa, ou seja, evitar desperdícios. Matéria-Prima, energia, água e tempo podem ser otimizados quando a empresa adota algumas medidas como as estipuladas nas normas I.S.O por exemplo. Além de fazer bem ao meio ambiente, também é bom para o bolso, já que desperdício gera lixo e muitos custos.
O principal desafio é sem dúvida a sensibilização das pessoas. Nenhuma medida sócio-ambiental terá sucesso caso as pessoas envolvidas no processo não tenham a devida consciência do problema. Por isso é importante que as empresas treinem e incentivem seus funcionários a agirem de modo mais responsável perante o meio ambiente e se tornem multiplicadores dessas atitudes no seu circulo social.
FONTE: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/os-desafios-ambientais-das-empresas-do-seculo-xxi/53479/