O tenista cearense já é o 6º colocado do ranking brasileiro e o número 260 da Associação dos Tenistas Profissionais. - Fundação Beto Studart Fundação Beto Studart

SAIBA MAIS

O tenista cearense já é o 6º colocado do ranking brasileiro e o número 260 da Associação dos Tenistas Profissionais.

Aos 19 anos, o cearense Thiago Monteiro (Que faz parte da Fundação Beto Studart de incentivo ao talento), segue rota ascendente como tenista profissional. O próprio atleta, num bate-papo, nesta segunda-feira, por telefone, com a reportagem, direto de Balneário Camboriú (SC), onde reside e treina na academia do técnico Larri Passos, fez uma positiva avaliação da temporada 2013.

“No meu primeiro ano como profissional, a temporada foi proveitosa. Com os resultados obtidos nos torneios que disputei em 2013, alcancei a sexta posição no ranking brasileiro e saltei do número 430 para 260 do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais”, comentou ele.

E essa ascensão tem um benéfico impacto na incipiente trajetória do cearense como tenista profissional. “Com um ranking melhor, consigo jogar torneios de nível cada vez elevado. A tendência, então, é sempre melhorar, jogar cada vez mais challengers e torneios na Europa, tentar beliscar uns qualis de ATP e estar ali onde estão os caras bons”, acrescentou o atleta cearense.

E ele prosseguiu: “só vou subir de nível assim. Ainda é uma longa caminhada, tenho muito que percorrer. Então é seguir evoluindo”, justificou Thiago Monteiro, que apesar do fim de temporada, continua treinando forte, na academia de Larri, exatamente focado já em 2014.

Resultados

Neste ano, segundo Thiago, seus melhores resultados em torneios foram os títulos em dois futures (competições para profissionais iniciantes) na Turquia, que valeram 36 pontos no ranking da ATP. Além desses, o cearense, disputou torneios challengers (de nível mais elevado), 14 no total, chegando às quartas de final na Holanda, Alemanha e no Brasil (dois torneios).

Ainda em 2013, Thiago jogará o Correios Brasil Tennis Master Cup, evento que reúne os oito atletas mais bem colocados do ranking da CBT e que acontecerá no período de 13 a 16 deste mês, na Costa do Sauipe, Bahia.

Temporada 2014

Thiago Monteiro larga em 2014 com a disputa do challenger de São Paulo, que irá de 30/12 a 06/01, no Parque Villa Lobos.

Depois, o cearense, terá uma sequência de quatro torneios da ATP no Chile, na Argentina e dois no Brasil. “Em São Paulo, jogarei o ATP 250, enquanto no Rio disputarei o ATP 500. Esse torneio terá a presença de Rafael Nadal”, exultou Thiago.

MOACIR FÉLIX
REPÓRTER 
fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1344864

Compartilhe