Entidades apoiadas pela Fundação Beto Studart, participarão da 1ª Mostra Nacional de Comercialização dos Produtos e Serviços da Economia Solidária, em São Paulo, de 28 a 31 de outubro. As representantes das Entidades levarão artigos das mais diversas tipologias, destacando o potencial criativo das mulheres empreendedoras que compõem a TEIA SOLIDÁRIA de geração de renda, projeto desenvolvido pela Fundação Beto Studart em parceria com o IPREDE.
A rodada de negócios que acontecerá no evento, cuja expectativa é receber mais de 3.000 participantes, dentre eles, centrais de cooperativas e empreendimentos econômicos solidários, representantes de entidades públicas e privadas, representantes de redes atacadistas e varejistas; configura-se uma grande vitrine de oportunidade de negócio para garantir a sustentabilidade econômico-financeira das entidades e geração de renda para os participantes, na perspectiva do desenvolvimento sustentável das comunidades atendidas Projeto Teia Solidária O Projeto Teia Solidária, idealizado e financiado pela Fundação Beto Studart tem como eixo de ação a descoberta e desenvolvimento de talentos nas mais diversas formas de expressão e o entrelaçamento desses para um resultado coletivo no sentido de fortalecer a troca de saberes num processo de ajuda mútua para a solução de problemas comuns. Entidades que compõem a TEIA SOLIDÁRIA Centro de Arte e Cultura Canoa Mulher – Funciona em Canoa Quebrada (Aracati – CE), atendendo as mães das crianças beneficiadas com atividades de arte e educação da Associação Cultural Canoa Criança.
O grupo de mulheres trabalha com labirinto, bordado à mão, crochê e fuxico. Projeto Estopa e Retalhos de Geração de Renda – Funciona em Fortaleza (bairro Parque Itamarati), beneficiando as mães de crianças e adolescentes atendidos pela Fundação Raimundo Fagner. Consiste na transformação da juta (tecido das sacas doadas pelo Café Santa Clara) em embalagens promocionais, bolsas, estojos para escritório, sacolas, entre outros produtos. Associação Beneficente do Alto Alegre – Envolve um grupo de costureiras, bordadeiras e artesãs todas residentes em Maracanaú (bairro Alto Alegre) que trabalham na área de confeccionados, com destaque para peças de cama mesa e banho e coordenados de cozinha. Os trabalhos exploram o bordado, crochê e especialmente o fuxico.
Associação Elos da Vida – Sediada em Fortaleza (bairro Aldeota), a entidade beneficia crianças e adolescentes com deficiência física a partir de projetos de educação profissional e arte e educação. Visando a melhoria da qualidade de vida delas, a entidade iniciou um trabalho de geração de renda com as mães, a partir de um programa de confeccionados que inclui produção de coordenados de cozinha e banho explorando a pintura, crochê, vagonite e fuxico. Linhas da Vida – Projeto de confeccionados que beneficia mulheres cujas famílias são atendidas pela ONG Força Flor, localizada em Paracuru (Ceará).
O projeto resgata o potencial existente na comunidade quanto à arte e cultura, a partir de produtos feitos com bordado, crochê e fuxico mesclados a riquezas locais como o tingimento natural com tucum e tecido extraído da palha de coqueiro. Costurar é construir – Proporciona a inclusão social de mulheres da comunidade Coqueiral, em Maracanaú (Ceará), ligadas à Associação Comunitária do Coqueiral. As mulheres produzem peças com bordado, crochê, fuxico entre outras técnicas de artesanato.
Compartilhe