O Projeto Cultivando Talentos desenvolvido pela Fundação Beto Studart de Incentivo ao Talento em parceria com o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, teve início no ano de 2009. Desde então, dezenas de jovens músicos se profissionalizaram, conquistaram espaços nas universidades e no mercado de trabalho. Alguns deles, fundaram seus próprios projetos sociais e atualmente colaboram com a formação de novos músicos.
O propósito do Cultivando Talentos é utilizar a música como ferramenta de inclusão social e geração de oportunidades para desenvolver habilidades, abrindo portas para novas oportunidades. O Projeto é voltado para adolescentes e jovens de famílias de baixa renda, que estudam ou estudaram em escola pública ou com bolsa de estudos em instituições privadas.
No ano de 2019, para atender a um número maior da elevada demanda de alunos, o projeto que anteriormente era totalmente financiado pela Fundação Beto Studart de Incentivo ao Talento, contou com apoio, em sua sexta turma, do Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura através da Lei
Federal de Incentivo à Cultura, o qual foi devidamente aprovado conforme PRONAC 200382, viabilizando o aumento do número de vagas, de 25 para 50 participantes.
O desenvolvimento das atividades foi patrocinado por seis empresas: Ibyte, Unipac, Durametal, Termaco, Ranco Embalagens e Cerbras. E como parceiros o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno e BG Soluções.
Em 2024, a sétima turma do projeto é apoiada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura PRONAC, 222985. Conta também com o patrocínio das seguintes empresas: Lunelli, Cerbras, Ranco Embalagens CIE Durametal, Hallex Istar, Termaco e Ibyte. E como parceiros o Conservatório
de Música Alberto Nepomuceno e BG Soluções.
O Projeto Cultivando Talentos apresenta resultados e impactos de importante relevância na vida do público atendido contribuindo, assim, para que os mesmos encontrem na cultura um bom caminho para seguir.