Centro de Arte e Cultura Canoa Mulher

Centro de Arte e Cultura Canoa Mulher é uma organização não governamental, fundada em 30 de março de 2007, que tem como objetivo principal a qualificação e profissionalização de cidadãs aracatienses, preparando-as para a geração de trabalho e renda na perspectiva de melhorar as condições sócio-econômicas das famílias.

Apoiada pela FBS desde 2010.

• Número de Beneficiários Diretos: 30
  • Endereço: Sediada em Fortaleza-CE
  • Email: fatynhabrasilartes@hotmail.com

Iniciou suas atividades no espaço da Associação Cultural Canoa Criança entidade que acolhe crianças e adolescentes de Canoa Quebrada.  As mães, cujos filhos são atendidos nos  projetos da referida entidade, enquanto esperavam por eles, faziam pequenas tarefas como distribuir lanches, organizar filas, entre outras.

O grupo de mães cresceu ao se juntar a elas outras mulheres da comunidade; desta convivência descobriram necessidades comuns, entre outras aquela relacionada à carência de ocupação e renda. Decidiram então aproveitar o tempo e as habilidades para o desenvolvimento de trabalhos artesanais, comercializá-los e assim complementar a renda da família.

Em 2004, a direção da Associação Canoa Criança cedeu uma sala  para as atividades do Canoa Mulher  e o  grupo se fortaleceu, organizando pequenos eventos, gerando fundos para obtenção de matéria-prima, fazendo parcerias para qualificação das mulheres.  Por fim, o grupo ganhou independência e uma sala fora do projeto, porque o espaço necessário era bem maior.

Segundo Fátima Brasil, uma das lideranças do grupo,  o Centro Canoa Mulher nasceu com uma grande experiência de vida, tendo como missão, garantir a construção da cidadania, desenvolvendo os membros da comunidade a partir de valores humanos e universais, tendo o direito à qualificação profissional, o desenvolvimento cultural e intelectual, como pressuposto fundamental. “Acreditamos que isso seja o motivo do nosso sucesso. Um sucesso que foi construído com parcerias sérias e transparentes, nos enchendo de orgulho”.

O objeto do contrato entre a Fundação Beto Studart e o Centro de Arte e cultura Canoa Mulher, consiste no patrocínio e apoio financeiro às atividades desenvolvidas no PROJETO MÃOS DE CANOA, que visa ampliar as alternativas de trabalho e renda, para 30 artesãs a partir da implementação da atividade produtiva de forma coletiva e estruturada.

As atividades do Projeto objeto desta parceria consistem dentre outras:

• Realizar Capacitação em Gestão, Corte e Costura e Serigrafia.
  • Desenvolver ações para aprimorar os produtos artesanais feitos pelo Grupo Canoa Mulher;
  • Fomentar o artesanato de forma integrada, valorizando a identidade cultural da comunidade e promovendo uma melhoria na qualidade de vida de suas participantes.

Depoimento

" Há muito tempo eu já trabalho com mulheres, com projetos, mas eu não tinha uma associação e nem espaço. Ficava pedindo aqui e ali, lutando para  repassar o que eu sabia e incentivando quem já sabiam alguma coisa a repassar para outras mulheres. Depois que eu conheci a Fundação Beto Studart, tudo mudou na minha vida, porque hoje eu tenho um espaço. E isso foi graças a eles, que são os nossos pés, mãos e coluna vertebral, pois nos apóiam há quase cinco anos. As mulheres são muito gratas, porque muitas não tinham nenhuma renda, não tinham perspectiva de mudança de vida. Hoje elas têm outra cabeça" (Maria de Fátima dos Santos, da Associação Canoa Mulher).

Centro de arte e Cultura Canoa Mulher