Associação Elos da Vida

A Associação Elos da Vida, fundada em 2001, tem como missão contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens com prioridade para portadores de necessidades especiais que vivem em situação de vulnerabilidade pessoal e social.

Apoiada pela FBS desde 2005.

• Número de Beneficiários Diretos: 300
  • Endereço: Sediada em Fortaleza – Ceará
  • Email: associacaoelosdavida@yahoo.com.br

No ano de 2002 a entidade iniciou um processo de inclusão social através da dança com a “Companhia de Dança sobre Rodas”, reunindo 60 pessoas, num exemplo concreto de que não existem limites para a construção do desenvolvimento humano.

Além do projeto de dança sobre rodas, a associação também desenvolve:

• Projeto de Educação Profissional em parceria da Secretaria de Trabalho e Empreendorismo e o Sistema Nacional de Emprego (SINE). Onde os portadores de necessidades especiais são qualificados para o mercado de trabalho e o SINE faz a alocação da mão de obra nas empresas.

• Projeto Arte e Educação, com crianças e jovens com ou sem necessidades especiais. Neste projeto os beneficiados participam de atividades de canto coral, dança, arte - terapia, contação de histórias, oficinas de artesanato, assim como passeios culturais, com visitas a museus e teatro.

• Projeto desportivo através de uma Escolinha de Futebol e grupos de capoeira;

• Ações de promoção da saúde e prevenção de doenças e apoio psicológico aos familiares no enfrentamento dos cuidados com os beneficiados que apresentam deficiências mais graves.

• Complementação alimentar para algumas famílias que vivem em situação de extrema miséria;

• Creche com 85 crianças oriundas da favela do Sossego e de toda a área periférica do bairro onde se encontra sediada.

A Fundação Beto Studart apóia financeiramente a entidade para o desenvolvimento de seus  projetos e apresentações públicas, de várias coreografias, beneficiando um público de 200 crianças e  jovens com deficiência, além de financiar parte das despesas para o custeio da entidade que conta um  total de 612 beneficiários em todos os seus projetos.

Depoimentos

"A história da Associação Elos da Vida está intimamente vinculada à da Fundação Beto Studart. Nós temos dez anos, e a Fundação também. Nós fomos apoiados pela FBS desde o primeiro instante, quando começamos a Companhia de Dança sobre Rodas. A Ana e o Dr. Beto Studart viram nos visitar e disseram que iriam nos dar apoio, porque viam grandes possibilidades nos meninos. Até então, ninguém enxergava o grupo como possibilidade" (Neíse Távora de França, diretora de Projetos Sociais da Associação Elos da Vida).

"Infelizmente, poucas instituições têm sensibilidade com os trabalhos sociais. A Fundação Beto Studart abriu as portas para a gente. Se não fosse isso,  estaríamos numa situação caótica. Agora mesmo, com recursos da FBS, nós disputamos a Copa Nordeste. O artilheiro da competição foi nosso. Então tudo isso é o fruto do nosso trabalho, que é um trabalho é social, mas que também descobre novos talentos. Nós temos crianças de dez anos que jogam hóquei muito melhor do que muitos jogadores da mesma categoria em outros lugares do Brasil. As pessoas me perguntam por que eu faço esse trabalho. Faço porque não queria passar pela terra e não realizar nada pelos meu semelhantes" (Beto Vieira, Esperança sobre Rodas).

Associação Elos da Vida