Thiago Moura Monteiro

• Nascimento: 31/05/1994
  • Naturalidade: Fortaleza-Ceará
  • Campo da prática: Desportiva – Tênis

"Um grande ídolo é a inspiração de Thiago, ele fala de Guga com carinho e diz se espelhar nele, o sucesso de Guga motiva Thiago que tem alçado grandes conquistas e se firmado como grande promessa no tênis. O apoio da família tem sido um fator importante para Thiago."

O tenista Thiago iniciou sua trajetória desportiva no início em 2002 e desde então vem se destacando em todas as competições em que participa. Conquistou muita visibilidade na imprensa sendo considerado uma das maiores promessas na área do Tênis. Thiago Monteiro, que treina ao lado de Tiago Fernandes na academia do técnico Larri Passos, é uma das apostas do tricampeão de Roland Garros, o Guga.

• Ano de 2006 - aos doze anos de idade, Thiago participou do torneio Banana Bowl, sagrando-se campeão;
  •  Maio de 2008 – campeão Sul-Americano por países em Caracas da Venezuela, onde abriu todos os confrontos e foi vencedor nos cinco jogos em que disputou. A vitória da equipe na qual Thiago fez parte lhe assegurou o direito a uma vaga para disputar o mundial de 14 anos da República Tcheca.
  • Julho de 2008 – disputa no Mundial de 14 anos entre países que foi realizado em Prostejov na Republica Tcheca – CBT/COSSAT e grande campeão do Torneio Brasileirão, realizado em Brasilia/DF;
  •  Setembro a novembro de 2008 – campeão da 4ª e 5ª etapa do Guanabara Open de Tênis; Campeão de Simples e Duplas no Torneio Nacional Rota-do-Sol I e II;
  •  Dezembro de 2008 – foi agraciado com o Troféu Jornalista Flávio Ponte Personalidade Esportiva do Ano de 2008, na categoria de maior atleta amador do ano, concorrendo com todas as modalidades desportivas do Estado. O troféu foi entregue pelo Governador do Estado do Ceará – Cid Gomes;

2009

Circuito Sul Brasileiro de Tênis – 3ª Etapa Copa Claro – campeão do torneio em janeiro de 2009;

Participação em 5 torneios Mundiais em 4 Países diferentes: Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil onde conquistou 10 vitórias em simples e 10 vitórias em duplas – março de 2009;

Circuito Credicard Mastercard Junior’s Cup em Curitiba-PR – Campeão da 2ª etapa – o que lhe permitiu treinar com o maior tenista brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga – maio de 2009;

Disputou 3 torneios future de nível profissional  onde obteve duas vitórias - 1ª e 2ª rodadas - FUTURE ALPHAVILLE BARUERI São Paulo,   FUTURE RIO CLARO - São Paulo e FUTURE SANTANDER TÊNIS CUP – ago/2009;

XIV Junior Cup GOODYEAR UC 2009 – campeão pela categoria duplas – agostp de 2009;

Master do Circuito Credicard Junior’s Cup/ Curitiba  – campeão – outubro de 2009;

EDDIE HERR INTERNATIONAL Junior Tenis Championships, realizado em Bolettieri Tennis Academy em Bradenton, Florida onde em dupla com Diego Hidalgo  sagraram-se CAMPEÕES, derrotando a dupla americana – novembro de 2009;

ITF – COSAT Santa Catarina – torneio mundial realizado em Itajaí-SC onde venceu o Equatoriano Diego Hidalgo – novembro de 2009;

Dunlop Orange Bowl Intenational Tennis Championships realizado na Flórida – vice-campeão – dezembro de 2009.

2010

No ano de 2010 Thiago disputou os torneios de mais alto nível no juvenil, conquistando grandes e inéditos resultados para o tênis cearense, terminando o ano como o tenista nº 1, tanto no Ranking Brasileiro quanto no Ranking Sul-americano, Cosat pela categoria 16 anos.

Recebeu 3  convocações  para integrar a seleção Brasileira em 2010: Jogos Sul-americanos, em Medelim, Colombia; Sul- Americano entre países no Paraguai e Mundial Davi’s Junior’s Cup  no México.

Copa Fundadesporte, torneio mundial juvenil que conta pontos para o ranking Cosat, pela categoria 16 anos na cidade de Valencia, Venezuela – Campeão-  janeiro de 2010;

Mundial Banana Bowl, torneio reconhecido como o mais tradicional do tênis Brasileiro que está na quadragésima edição – Campeão na categoria 16 anos – março de 2010;

Torneio Mundial 28ª Citta Di Prato, na Cidade de Prato, disputou na Itália  pela Categoria 18 anos. Maio de 2010;

Disputou os 4 torneios Mundiais de nível máximo pela ITF (International Tennis Federation), são eles: Roehampton em Londres, Wimbledon (em Londres) que é considerado o templo do tênis Mundial; em Liz, na Áustria e em Berlin, na Alemanha. Maio de 2010;

Venceu em 4 semanas seguidas os 4 primeiros torneios mundiais do ano: Venezuela, Peru, Colômbia e Equador, o que lhe rendeu uma homenagem no Ideal Clube pelo Governo do Estado – maio/2010;

Banana Bowl, Conquistou o tricampeonato do pela categoria 16 anos – Maio de 2010;

Torneio Semana Guga Kuerten – Florianópolis-SC – vencedor na categoria 16 anos de simples e duplas, sendo considerado o Nº 1 do Brasil e do Continente Sul-americano  na sua categoria – agosto de 2010;

Copa Davis Junior’s Cup. - Participou da Equipe de Tênis do Brasil e conquistou a 1ª Vitória em 6 horas de confronto. O Brasil venceu a Índia pelo placar de 2x1.  Novembro de 2010;

Participou e conquistou vitória pela Chave Principal no Eddie Herr International Junior Tennis Championships 2010, categoria 18 anos, que é considerado como um dos mais importantes torneios juvenis do Mundo, realizado na cidade de Brandeton, Florida nos Estados Unidos. Novembro de 2010.

2012

O tenista Thiago Monteiro já é considerado o maior tenista cearense da história, tanto no juvenil como no profissional, devido aos respectivos  Ranking da ITF e ATP.

a) Competições Internacionais:

• 02/01 – São Paulo (Challenger) ATP – 1ª Rodada;
  • 15/01 – Trarolzon (ITF) Autrália – 2ª Rodada;
  • 22/01 – Melbourne (ITF) Austrália – 1ª Rodada;
  • 13/02 e 20/02 – Itajaí/SC (ATP) Brasil – 2ª rodada;
  • 27/02 - Florianópolis (Challenger) ATP – Quallifyng;
  • 29/02 – Florianópolis (Challenger) ATP – 1ª Rodada;
  • 12/03 – Itajaí/SC (ITF) Banana Boul – 1ª Rodada;
  • 19/03 – Porto Alegre (ITF) Copa Gerdau – Quartas -de –final.

O Tenista Thiago Monteiro é atualmente o nº 520 da ATP – maior colocação da história de cearense no ranking profissional da Associação dos Tenistas Profissionais.

Durante o terceiro trimestre de 2012, Thiago competiu em diversos torneios profissionais da ATP, destacando-se:

• 07/05 a 13/05 e 14/05 a 20/05/2012 – Goiania/Future e Manaus/Future – onde chegou até as Quartas-de-final, em ambos;
  • 21/05 a 28/05/2012  -  Bauru/Future – onde sagrou-se Campeão;
  • 18/06 a 24/06/2012 – Alkmaar (Holanda)/ Future – 2ª rodada;
  • 25/06 a 01/07/2012 – Breda (Holanda)/ Future – oitavas-de-final.

Thiago também foi destaque nos Torneios Internacionais Juvenis da ITF – 18 anos:

• 04/06 a 11/06/2012 - Grandslam – Roland Garros/Paris/França – classificando-se na semifinal pela categoria  Duplas e oitavas-de-final nas simples.

Durante o 3º trimestre de 2012, Thiago se despede do Tênis Juvenil em Nova Iorque, durante o US Open e melhorou em cerca de 200 posições no Ranking Mundial, ocupando atualmente a posição nº 403 da ATP (Ranking Mundial) e começará 2013 como o 1º ano como Profissional.

Suas principais conquistas no período foram:

• Julho/2012 – Future Middelberg/Holanda, e Future Liberec/Republica Tcheca – quartas- de –final  e conquista da qualificação, respectivamente;
  • Agosto/2012 – Future São José do Rio Preto – Finalista Future;
  • Setembro/2012 – ITF US OPEN/USA/Newyork –   e  CHALLENGER Campinas Brasil, classificando-se na 2ª rodada da chave principal, em ambas;
  • Setembro/2012 – Future Belém/Brasil e CHALLENGER Belém/Brasil – 1ª rodada da chave principal, em ambas as competições.

Thiago participou dos torneios: Belém Challenger; Rio de Janeiro Challeger;  Porto Alegre Future; - vice-campeão;  Torneio Interclubes de Sta. Catarna – Campeão e Mastercard Cup 2012onde também sagrando-se campeão, tornei este que reuniu os 8 melhores tenistas profissionais do Brasil, na Costa do Sauipe.

2013

Thiago sagrou-se campeão de 02 torneios profissionais Futures na Turquia, sendo:

Competição Internacional:

• De 08 a 14/04/2013 na Turquia Antolya Belconti Future F14 onde conquistou o título de Campeão;
  • De 15 a 21/04/2013 na Turquia Antolya Belconti Future F15 onde conquistou o título de Campeão;
  • De 10 a 16/06/2013 na Holanda – Rotterdam Future F01 onde conquistou o título  de vice-campeão;

2014

O bolsista participou de competições importantes no Brasil e na Europa. Venceu o Torneio Profissional da ATP.

2016

Thiago Monteiro está vivendo uma grande fase, encerrou o ano de 2015 sagrando-se campeão do Brasil MasterCup, evento que reúne os oito melhores tenistas profissionais brasileiros. É considerado o tenista brasileiro que mais pontuou no Ranking Mundial da ATP, avançando mais de 250 posições e em julho de 2016 já é o n° 3 do Brasil. Em abril de 2016, participou do Le Gosier Challenger (França); do Sorasata, FL Challenger na cidade de Sarasota na Florida (USA); São Paulo Challenger na cidade de S. Paulo (Brasil). Em maio de 2016 foi o Grande Campeão do Aix Em Provence Challenger (França); participou do Bordeaux Challenger (França), do Vicenza Challenger (Itália); Em junho de 2016 foi Vice-campeão no Lyon Challenger (França)

Thiago Monteiro