Renata Soares Arruda Linhares

• Naturalidade: Fortaleza- CE
  • Início da concessão Bolsa Talento: 15/06/2009
  • Campo da prática: Dança/Balé

Renata é aluna de dança – Balé Clássico – está desenvolvendo suas atividades na cidade do Rio de Janeiro onde freqüenta o Ensino Formal e estuda ballet contemporâneo na Academia Débora Cooker, e no Royal Ballet para conseguir certificação no ballet Russo e Inglês.

2009
  • Foi classificada para participar do XXVI Festival de Dança do CBDD RJ (Conselho Brasileiro da Dança) onde obteve o 1º lugar na Classificação do Grupo com a Dança a Filha do Faraó - maio de 2009;
  • Participou das comemorações dos 100 anos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro dançando La Valse de coreografia de Eric  Frederic e do Seminário Pas de Cuba em Campinas – julho de 2009;
  • Participou do exame vocacional para Royal Academy for Dance para o Nível Intermediário em São Paulo e das comemorações dos 100 anos da Escola Técnica Federal do Rio de Janeiro dançando o Ballet Corsário sob a direção de Maria Luiza Noronha, ambos em setembro de 2009;
  • Apresentação do Ballet Paquita no Teatro João Caetano no Rio de Janeiro,  onde apenas 16 bailarinas foram selecionadas, todas pertencentes ao nível Técnico e apenas Renata que é aluna do II Médio – dezembro de 2009.
2010
  • Foi classificada em 2º Lugar no processo seletivo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, concorrendo com 160 bailarinas – maio de 2010;
  • Apresentação no Ballet Carmen de Roland Petit, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro – maio de 2010;
  • A bolsista faz parte do corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e participou do evento “O Municipal Dança David Parson” - 04 Atos em julho de 2010;
  • Participou como Solista em o Cupido no Ballet Dom Quixote, realizado no Theatro  Municipal do Rio de Janeiro/RJ – outubro de 2010;
  • Participou como Solista em A Boneca e Mirlitons no Ballet quebra Nozes, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro/RJ – dezembro de 2010.
2011
A bolsista freqüenta o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, como integrante do Corpo de Baile;  aulas na Academia Débora Cooker para aprender ballet contemporâneo e   treina na Academia de Dança de Salão do Prof. Jimmy, para conseguir compor os ritmos exigidos no Theatro Municipal.
Aos domingos freqüenta o Royal Ballet, objetivando alcançar a certificação do Ballet Russo e Inglês.
Participou em julho de 2011 do FENDAFOR em Juazeiro do Norte e Fortaleza.
2012
Durante os meses de abril e maio/2012,  a bolsista continuou suas atividades  de ensaios do “Ballet  a Criação”, obra baseada no oratório homônimo de Joseph Haydn e Uwe Scholz, sobre a formação do mundo.
Em junho/2012 – iniciou as apresentações do “Ballet a Criação”, com participação em 12 cenas, do total das 34 cenas da peça.
No período de 04 a 12/08/2012 – participou da temporada de dança do Ballet ONEGIN no Rio de Janeiro/RJ
No período de 31/08 a 02/09/2012 – participou da Temporada 2012 de Dança  em São Paulo/SP, apresentando a Gala de Roland Petit – L’Arlésienne e Carmem.
Renata retornou ao quadro de bolsistas da Fundação em 01/09/2016 e continua seus estudos de Ballet Clássico na Escola de Dança OLEG DANOVISKI na Romênia.

Renata Soares Arruda