Paulo Ferreira Costa

• Nascimento: 10/04/1994
  • Naturalidade: Capistrano - CE
  • Início da concessão Bolsa Talento: 10/10/2012

Paulo é um talento musical. É aluno do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno e participou de XII Festival Internacional de Flautas realizado em Belém do Pará no período de 6 a 9 de novembro de 2013. Paulo foi um dos bolsistas selecionado para o Projeto Briançon Tempo de Brasil ano letivo 2013/2014, no Centro de Ensino Musical Hulda Lage desenvolvido pelo Conservatório de Artes Integradas de Briançon, na França. O projeto foi criado em 2006 e já contemplou 27 músicos do Ceará, que obtiveram o diploma de nível médio Certificat de fin d'études musicales (Certificado de Conclusão dos Estudos Musicais) emitido pelo Conservatório de Briançon. “Os objetivos do projeto são: aperfeiçoar artisticamente jovens em um ambiente de alto nível musical; transmitir a língua e a cultura francesa; estabelecer uma rica troca de experiências entre os jovens, as famílias francesas e a comunidade musical de Briançon; e, especialmente, estimular a formação de músicos profissionais e o aperfeiçoamento pedagógico dos jovens professores”, explica Fernando Lage, violoncelista cearense, professor do Conservatório de Briançon e idealizador do projeto. Paulo, atualmente é professor do Projeto Canteiros desenvolvido pela Fundação Beto Studart em parceria com o Conservatório de Música Alberto Nepomuceno e a BSPÁR. É também professor voluntario  da Associação SOARTE em Pacatuba – CE transmitindo a outra crianças e jovens os seus conhecimentos musicais.

O bolsista concluiu sua estadia em Briançon França apresentando excelentes resultados. Ao chegar com um nível de conhecimento bem mais afinado participou de Eventos importantes.

Desenvolveu um trabalho como voluntário na Associação SOARTE e participou do CD comemorativo dos 10 anos da FBS e do processo de Divulgação do Projeto Canteiros desenvolvido entre a FBS e BSPAR como um case de sucesso.

Durante o ano de 2014, o bolsista participou ainda de Concertos e Recitais, mantendo uma jornada de estudos semanais - Travail Personnel - Direction D´Orchestre - Orchestre Symmphonique - Aterlier Carlhian Rippert – Flauta Transversal - Musique de Chambre - Formation Musicale. Participou da 1º gravação da Ópera L´Arbre a Miel, do Diretor do Conservatório de Briançon Jean-Jacques Flament.

Durante o ano de 2015, o bolsista participou das seguintes atividades:

·         3 apresentações  com o  Grupo de Flautas da Soarte em Baturité,  na Oficina de Teatro Princípios Básicos e da Orquestra  Transversal.

·         Workshop e Concerto do Quarteto Marimbanda ;  do  Concerto da Banda de Música de Pacatuba e do  Recital Intervalo Musical quinta Justa da UECE.

·         Master Class  e oficina de choro do clarinetista Alexandre Ribeiro que ocorreu no Conservatório Alberto Nepomuceno.

·         Em abril participou do Dia Nacional do Choro fazendo parte das comemorações  do programa Brasileirinho da Rádio Universitária FM  a  Orquestra Transversal junto com o grupo de choro da UECE.

·         Concerto no Teatro Celina Queiroz (UNIFOR);

·         No Pátio do Auditório Central da UECE o Recital de encerramento da disciplina de harmonia III do curso de música.x

O bolsista cursa Licenciatura em Música na UECE - Universidade Estadual do Ceará, é aluno do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno e atua como coordenador e professor de musicalização através da flauta na Sociedade Artística SOART. Durante o ano de 2016, o bolsista tem participado de concertos e eventos em Fortaleza, Eusébio e Pacatuba.

Paulo Ferreira Costa