Francisco Ivan Anastácio

• Naturalidade: Maracanaú - CE
  • Início da concessão Bolsa Talento: 08/08/2007
  • Campo da prática: Natação

"Depois do apoio da Fundação passei a freqüentar diariamente os treinamentos, desde então tenho melhorado muito os meus tempos nas provas em que participo.” Com um sorriso confiante, completa: ”já dei entrevista para TV, rádio e jornal e estou bem conhecido em minha cidade... "

Francisco Ivan ficou paralítico aos 22 anos em conseqüência de um acidente com arma de fogo. Para sua recuperação seguiu a indicação de uma fisioterapeuta para praticar natação, daí começou sua história como campeão. Francisco Ivan relata que no início como paratleta não tinha a oportunidade de praticar seus treinamentos, não tinha condições de participar de competições, mas não desistiu. Francisco Ivan tem em seu currículo excelentes conquistas: Campeão Cearense de Natação em 2005, 2006, 2007, Norte e Nordeste, 3º lugar e no Circuito Brasileiro de Natação ficou como 9º colocado.
O ano de 2008 foi marcante para Francisco Ivan, ele teve a oportunidade de participar dos IV Jogos Paraolímpicos  do  Ceará, oportunidade em que foi classificado em 1º lugar  nas provas de natação nos  50, 100 e 200 metros livres e 100 metros rasos. As competições foram organizadas pelo Governo do Estado e  disputadas no período de janeiro a julho de 2008 em Fortaleza – Ceará.
Em Abril de 2008 Francisco Ivan participou do Norte e Nordeste do Circuito Brasil Paralímpico tendo sido classificado em 3º lugar nas provas de natação de 50,100 e 400 metros livres e 100 metros nado de costas.
2009

Jogos Paraolímpicos de Maracanaú/CE – 1º lugar nos 50 metros livres – fevereiro de 2009;
Campeonato de Natação em Cascavel/CE – 1º colocado nos 50 e nos 100 m livres – abril de 2009;
Campeonato Norte e Nordeste do Circuito Brasil Paraolímpico – 1º colocado nos 100 m, nos 400 m livres e nos 100 m costa – junho de 2009;
I Olimpíada Aquática do Ceará – 1º colocado nos 50 m costas e 50 m livres – julho de 2009;
II Etapa Circuito Brasil Paraolímpico 2009 em Porto Alegre – 3º colocado nos 400 m livre – n0vembro de 2009.
2010

Circuito Brasileiro Paraolímpico Caixa – 3º lugar nos 100 m peito – maio de 2010;
I Olimpíada Aquática de Fortaleza – 1º lugar nos 50 m livres e Costa e 2° lugar nos 50 m peito – julho de 2010;
II Etapa Circuito Brasileiro em São Paulo – 2º lugar nos 100 m costa e revezamento; 3º lugar nos 400 m livres e 4º lugar nos 100 m livres e 100 m peito. Agosto e setembro de 2010;
VII Jogos Paraolímpicos do Ceará – 1° lugar 100 m livres e costas, 2º lugar 200 m livres e 50 m livres – novembro de 2010;
3ª Etapa Circuito Loterias Caixa em Porto Alegre – 4º lugar nos 50 m, 100 m, 400 m livres e 100 m costas – dezembro de 2010.
2012
No primeiro trimestre de 2012, intensificou os treinos, já que não foram realizadas competições nesse período.
No segundo  trimestre de 2012, obteve importantes conquistas:
25/06 a 01/07/2012 – IDM Swimming Berlin 2012, em Berlin/Alemanha, onde conquistou o 4º lugar nos 200m Livre e 50m Costas; 6º lugar nos 100m Costas e 7º lugar nos 50m e 100m Peito;
15 a 17/06/2012 – I Etapa  Circuito Brasileiro São Paulo – SP, onde conquistou 4º lugar nos 400m Livre; 5º lugar 50m, 100m Livre e 100 m Peito;
27 a 29/04/2012 – Regional Norte – Nordeste em Natal/RN – 1º lugar nos 100m, 400m Livre e 100m Peito. 2º lugar nos 50m Livre e 100m Costas.
18/08/2012 – Disputou o III Jogos Aquáticos do Ceará – Paraolímpicos, conquistando o 1º lugar nos 50m Livre, 50m Peito e 50m Costa e o 2º lugar nos 50m Borboleta.
Competição Nacional: nos dias 01 e 02/12/2012 conquistou o 3º lugar nos 50m Livre e 4º lugar nos 400m Livre, ambos na III Etapa  do Circuito Brasil Paraolímpico;
Competição Estadual: em 08/12/2012 conquistou o 1º lugar nos 100 e 400m Livre, e nos 100m Costa; conquistou o 2º lugar nos 50m Peito, no IV Meeting  Paraolímpico do Ceará.
2013
Competição Internacional: no período de 23 a27/04/2013 conquistou o 4º lugar nos 50m Livre e 4º lugar nos 100m Livre, ambos no Brasilian Open 2013 em São Paulo- SP;
Em agosto/2013, participou do IV Jogos Aquáticos de Fortaleza, onde conquistou o 1º lugar nos 50m livre e 50m costas; o 2º lugar nos 50m Borboleta e 3º lugar nos 50m Peito;
Em setembro/2013, participou da II Etapa Circuito Brasileiro de Porto Alegre, onde conquistou o 3º lugar nos 100m costa.
2014

O bolsista participou de todas as Etapas do Circuito Loterias Caixa alcançando posições de destaque com Medalhas de Ouro, Prata e Bronze. Participou também de Campeonatos Cearenses apresentando uma excelente performance.

2015

Em 2015 o bolsista participou do campeonato Norte-Nordeste realizado em Recife-PE classificando em 1º na prova dos 50m livre, 100m livre , 100m costas na mesma modalidade e em 2º lugar 400m livre. Participou também dos Jogos Parao-límpicos do Ceará classificando em 1º lugar na prova dos 50m livre, 100m livre, 100m costas. O bolsista participou ainda do Open Internarcional Caixa Loterias - São Paulo, onde alcançou 3º lugar na prova 100m Livre, 4º lugar na prova 100m Costas, 6º lugar na prova 200m Medley. Participou também do I Cascavel Paraolímpico classificando em 1º lugar na prova dos 50m peito, 100m livre.

2016

No primeiro trimestre de 2016 o bolsista participou do campeonato Norte-Nordeste realizado em Recife-PE classificando-se em 1º na prova dos 100m costa, 2º lugar 50m livre , 100m livre e 3º lugar nos 400m livre e 200m medley. Em junho de 2016, participou do VII Jogos Aquáticos do Ceará, conquistando o 1° lugar nos 100 metros livre, 100 metros costas e 100 metros peito. Conquistou também o 2° lugar nos 50 metros livre e 3° lugar nos 100 metros borboleta.

Francisco Ivan

Fundação Beto Studart - 10 anos