Aline Maria Araújo de Sousa

• Naturalidade: Fortaleza - CE
  • Início da concessão Bolsa Talento: 19/09/2014
  • Campo da prática: Música

Aline toca violino desde os 12 anos de idade. Começou no SESI da Barra do Ceará, tocando na Orquestra Filarmônica do Ceará e na Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará. Participou várias vezes do Festival Eleazar de Carvalho e dá aula como voluntária em um projeto cultural do bairro onde reside. Aline foi selecionada para o Projeto Briançon Tempo de Brasil ano letivo 2014/2015, no Centro de Ensino Musical Hulda Lage desenvolvido pelo Conservatório de Artes Integradas de Briançon, na França. O projeto foi criado em 2006 e já contemplou 27 músicos do Ceará, que obtiveram o diploma de nível médio Certificat de fin d'études musicales (Certificado de Conclusão dos Estudos Musicais) emitido pelo Conservatório de Briançon. “Os objetivos do projeto são: aperfeiçoar artisticamente jovens em um ambiente de alto nível musical; transmitir a língua e a cultura francesa; estabelecer uma rica troca de experiências entre os jovens, as famílias francesas e a comunidade musical de Briançon; e, especialmente, estimular a formação de músicos profissionais e o aperfeiçoamento pedagógico dos jovens professores”, explica Fernando Lage, violoncelista cearense, professor do Conservatório de Briançon e idealizador do projeto. A concessão da Bolsa Talento pela Fundação Beto Studart, destina-se a auxiliar nas despesas pessoais, viabilizando a participação da bolsista na comunidade de Municipios da região de Briaçon, tendo como objetivo a obtenção do “Certificat de fin d’eétudes musicales”

A bolsista encontra-se estudando violino no Centro de Ensino Musical Hulda Lage desenvolvido pelo Conservatório de Artes Integradas de Briançon, na França.

Durante o ano de 2014 participou de apresentações na comunidade de Municipios da região de Briaçon, tendo como objetivo a obtenção do “Certificat de fin d’eétudes musicales”

O professor Pascal Hotellier refere que atesta as belas qualidades que encontrou na bolsista tanto no ponto de vista humano como musical, segundo o qual a bolsista tem demonstrado rigor e perseverança em seu trabalho cotidiano e possui a capacidade de progredir tecnicamente.

Continua seus estudos de música no Conservatório de Briançon – França, com aulas em tempo integral de segunda a sexta-feira, nas áreas de Regência Orquestral, Formação Musical, Música de Câmara e Harmonia do jazz.

Teste Index