10 d June d 2009

Sonho de menino

O tenista cearense Thiago Monteiro, 15 anos, está morando em Florianópolis, onde já teve a oportunidade fazer treinos com o ídolo Gustavo Kuerten. Se treinar com Guga é o sonho de qualquer tenista, imagine para um garoto que tinha apenas três anos quando o catarinense foi campeão em Roland Garros pela primeira vez e que agora divide a quadra com o ídolo. Com apenas 15 anos, o jovem tenista cearense Thiago Monteiro é uma das maiores revelações do esporte no Brasil. Há seis meses ele trocou Fortaleza pelo Balneário Camboriú, em Santa Catarina, onde treina na academia de Larri Passos, técnico de Gustavo Kuerten, considerado o maior tenista do País.

O convite partiu de Rafael Kuerten, irmão de Guga. Oitavo colocado no ranking nacional até 16 anos, Thiago coleciona títulos nacionais e internacionais. Na capital catarinense, divide seu tempo entre a escola e a intensa rotina de treinos, que duram em média cinco horas por dia. Entre os treinos com os colegas de categoria e até profissionais, Thiago chega a bater bola com nínguem menos que o próprio Guga, afastado do esporte desde o ano passado. Na semana passada o tenista treinou com Kuerten, que se prepara para um jogo de exibição contra o espanhol Sergi Brugera, seu adversário na primeira final do Roland Garros, em 1997. A saudade da família é recompensada com alegria das vitórias.

Faber Monteiro, irmão do tenista, diz que a família pretende se mudar para Santa Catarina em janeiro do próximo ano e acompanhar de perto a carreira do jovem campeão. Sempre que pode o atleta vem a Fortaleza para rever amigos e matar a saudade da família. Na academia de Larri Passos, ele divide um alojamento com mais sete tenistas de outras cidades do País.”Todos têm um nível muito bom, isso é a principal diferença, os treinos são puxados” diz Thiago. Como os demais atletas, ele é treinado por Larri Passos, parceiro de Guga em mais de vinte títulos de importância internacional. Mesmo morando há pouco tempo em Santa Catarina, o cearense diz que se adaptou bem ao clima frio, mas fica feliz por poder jogar em casa novamente - esteve em Fortaleza para o Classic Open.

Na quarta passada, Thiago Monteiro mostrou o porquê ganha cada vez mais destaque. Mesmo perdendo por 2 sets a 1 para o paulista Daniel Matos, na chave de simples, o cearense deu muito trabalho ao adversário mais experiente e com maior porte físico. O próximo compromisso é a Semana Gustavo Kuerten, de 7 a 14 de junho, em Florianópolis. PERFIL NOME: Thiago Monteiro IDADE: 15 anos DATA DE NASCIMENTO: 31/5/1994 ALTURA: 1,79 m PESO: 65 kg CATEGORIA: 1ª Classe pela Federação Cearense de Tênis e 16 anos pela Confederação Brasileira de Tênis-CBT.

E MAIS UMA CARREIRA PROMISSORA 1. De fevereiro de 2008 a março de 2009, o tenista disputou cinco torneios internacionais - com dez vitórias em simples e em duplas, mas nenhum titulo. Vale ressaltar que, mesmo com 14 anos, Thiago já disputa a categoria com atleta de 16 anos. 2. Em Balneário Camboriú, Thiago estuda no Colégio Energia - cursa o 1º ano. 3. Sua irmã Letícia Monteiro,12, também é tenista e está entre as 20 melhores no ranking nacional na categoria até 14 anos. A família promete no tênis. 4. Thiago é patrocinado pela Fundação Beto Studart e Marquise. Também recebe uma bolsa do Governo do Estado, através da Secretaria do Esporte (Sesporte).

Fonte: Jornal OPovo