26 d May d 2009

Do forró ao jazz

Das sanfonas de ÍTalo e Renno saem muito mais que forró. A mistura inclui o jazz, tango e pop, como pode ser conferido hoje na gravação do primeiro DVD da dupla, que recebeu apoio da Fundação Beto Studart. Frevo, tango, música pop. O passeio da dupla Ítalo & Renno é amplo e tem apenas uma condução que leva a todos os percursos: a sanfona. “As pessoas se surpreendem quando ouvem do acordeon, por exemplo, o jazz. O nosso trabalho é amplo, uma mistura. Mas, claro, o forró é bem presente, marcante e dá seu toque por toda essa miscelânea”, aponta Ítalo Almeida. Música dançante e popular e, ao mesmo tempo, trabalhada é o resultado da dupla de jovens cearenses. Com quase quatro anos de estrada, Ítalo, 30, e Renno Saraiva, 28, registram hoje um apanhado de sua trajetória, no Centro de Convenções Edson Queiroz. Ítalo & Renno Ao Vivo será a primeira gravação autoral em DVD da dupla e tem caráter beneficente: a entrada custa uma lata de leite em pó a ser doada à Casa do Menino Jesus. A presença de dois acordeons é marca da dupla.

O instrumento, aliás, é o protagonista de todo o show: ajuda a trazer novos valores ao conceito tradicional do seu uso. Através da interpretação e da improvisação, os músicos desmistificam o instrumento. Para o DVD, por exemplo, várias surpresas serão lançadas a partir da sanfona. Terá o tradicional Pagode Russo, de Luiz Gonzaga, músicas de São João, composições clássicas do forró. Mas leva também composições e releituras com arranjos próprios de músicas de Legião Urbana e de compositores nordestinos pouco conhecidos, além do choro, samba e do frevo. “Na gravação do show, não haverá a participação de convidados, mas num segundo momento, chamamos alguns nomes do Nordeste para gravar um extra, no estúdio. Será um presente para o público”, garante Renno. Ente os nomes já confirmados estão Manassés e Paulo José Benevides. “A gente priorizou arranjos próprios para o show.

A nossa apresentação costuma ter uma esfera musical diferente, pelas nossas influências”, atribui Ítalo. Quem já viu, garante que agrada a um público vasto. A base da apresentação são as músicas autorais, como Tudo pode melhorar, Ceará Terra da Luz, Toca Sanfoneiro. “O DVD é o produto do momento. O CD, além de ultrapassado, hoje é um cartão de visita, porque não proporciona para o público a experiência da imagem, ele é mais completo. O DVD vai ser captado com toda a banda no palco, com 15 músicos e a captação direta”. O lançamento do DVD deve ocorrer em setembro. Não é difícil prever que dupla é uma das aposta da nova música do Ceará.

Além de todo apelo popular que o forró consegue arrastar, os rapazes ainda dominam bem a técnica do acordeon, são inventivos nos arranjos - que sempre surpreende - têm conhecimento de teoria musical e dão jovialidade e contemporaneidade aos arranjos e - e muitas vezes raro no forró - melhor ainda para sentar e escutar. Com quatro anos de estrada, a dupla Ítalo & Renno começou o trabalho assinando como Forró de Dois e, depois, decidiram levar a frente os próprios nomes. Como o trabalho da dupla passa por vários ritmos, eles acharam que o nome original poderia restringir a seara musical. SERVIÇO Ítalo e Renno - Show de gravação do DVD com a dupla de sanfoneiros cearenses. Hoje, a partir das 20 horas, no teatro do Centro de Convenções (avenida Washington Soares, 1141 - Edson Queiroz). Ingresso: uma lata de leite em pó, que será doada à Casa do Menino Jesus. Informações 3246 3402.

Fonte: Jornal OPovo