06 d July d 2009

Brasília recebe tenistas de 23 estados do Brasil durante o Mês do Tênis

Evento acontece de 08 a 18 de julho, na Academia de Tênis Resort. O Distrito Federal será novamente palco do evento que reúne o que o tênis infanto-juvenil brasileiro tem de melhor. Durante duas semanas, entre os dias que vão de 08 a 18 de julho, as jovens promessas do tênis nacional vão se reunir na Academia de Tênis Resort para disputar o "Mês do Tênis de Brasília". Tenistas de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Goiás, Alagoas, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Piauí, Sergipe, Espírito Santo, Amazonas, Pará, Rondônia, Paraíba, Amapá e Maranhão confirmaram presença no Campeonato Brasileiro Infanto-juvenil, torneio mais cobiçado pelos jogadores das categorias entre 12 e 18 anos, masculino e feminino, por distribuir pontuação máxima para efeitos de ranking nacional aos participantes. Mais conhecido como Brasileirão, o evento é considerado tradicional no esporte por revelar talentos e fazer parte do nascimento da CBT.

Em 1955, durante o Campeonato Brasileiro Infanto-juvenil, realizado em Santos, litoral de São Paulo, surgiu da idéia da fundação da Confederação Brasileira de Têmis, só concretizada no dia 19 de novembro do mesmo ano. Desde então, o torneio destacou-se no cenário do tênis no país. No ano passado o Brasileirão passou a fazer parte do “Mês do Tênis de Brasília”, evento que começa com a Copa das Federações, outro formato de disputa que ganhou tradição e virou motivo de muita competição entre as equipes que vestem as cores de seu estado.

A primeira edição foi em 1979, também em Brasília. Porém, somente a partir de 1998 tornou-se oficial da CBT. Neste ano a briga pelo título será acirrada, já que o estado de Santa Catarina, atual campeão, deverá voltar à capital federal este ano, e tentará passar pela forte delegação do estado de São Paulo, campeã em 1998, 1999, 2000, 2005, 2006 e 2007. As equipes que vão competir na Copa das Federações serão divulgadas na próxima segunda-feira, 06 de julho. O Mês do Tênis de Brasília começa no dia 08 de julho, com a disputa da Copa das Federações, e termina no dia 18 do mesmo mês, com as finais do Campeonato Brasileiro Infanto-juvenil. Mês do Tênis de Brasília 2009 Local : Academia de Tênis Resort Copa das Federações: de 08 a 11 de julho Campeonato Brasileiro Infanto-juvenil: de 11 a 18 de julho

FONTE: Confederação Brasileira de Tênis