11 d November d 2009

Fortaleza receberá apoio do BID para programa de qualificação profissional para jovens

Empréstimo de US$ 33 milhões apoiará programa municipal destinado a reduzir a gravidez não-planejada, a evasão escolar e o desemprego. O Banco Interamericano de Desenvolvimento aprovou hoje um empréstimo de US$ 33 milhões para apoiar a cidade de Fortaleza em sua iniciativa de promover atividades culturais, esportivas, recreativas e de qualificação profissional para a juventude. O programa pretende criar melhores oportunidades para os jovens, especialmente os que se encontram em situação de risco. Os fundos apoiarão o “Programa Integrado de Políticas Públicas de Juventude para Fortaleza”, que deve resultar em uma queda de 10% nos índices de gravidez não-planejada de adolescentes, evasão escolar e desemprego até 2014.

Mais de 40% dos 721.000 jovens de Fortaleza pertencem a famílias de renda extremamente baixa e quase dois terços não trabalham. Perto de 40% dos jovens com idade entre 18 e 29 anos têm menos de oito anos de escolaridade e 16% dos adolescentes de 15 a-17 anos estão fora da escola. Além disso, a falta de espaço para atividades comunitárias nessa cidade nordestina contribui para uma alta incidência de comportamentos de risco entre os jovens, com um impacto negativo para o seu desenvolvimento e um alto custo para a sociedade em geral.

Para ajudar a resolver esses problemas, a maior parte dos recursos do Banco será dedicada à construção de seis Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte em áreas pobres da cidade e ao financiamento de atividades culturais, sociais e de qualificação profissional nesses centros. O empréstimo também financiará o fortalecimento da capacidade institucional do município para promover programas e serviços eficazes voltados aos jovens de 15 a 29 anos, e das alianças entre os setores público e privado e a sociedade civil que dão suporte a esses programas. O empréstimo tem prazo de 25 anos, incluindo um período de carência de 5 anos, e taxa de juros variável baseada na Libor. O programa receberá mais US$ 33 milhões em fundos de contrapartida locais.

Fonte: http://www.iadb.org/NEWS/detail.cfm?language=Portuguese&id=5806